Atividade económica na Zona Euro volta a contrair em agosto

  • Lusa
  • 23 Agosto 2022

Índice composto PMI caiu para o valor mais baixo desde fevereiro de 2021, sob pressão da inflação e das dificuldades de abastecimento.

A atividade económica na zona do euro contraiu-se em agosto no setor privado, pelo segundo mês consecutivo, pressionada pela inflação que retraiu o consumo e pelas dificuldades de abastecimento, segundo o índice de gestores de compras (PMI) divulgado nesta quinta-feira.

O índice composto PMI, considerado um barómetro da evolução geral da economia, caiu para 49,2 na primeira estimativa de agosto, depois de em julho se ter situado nos 49,9 pontos, sendo que é o valor mais baixo observado desde fevereiro de 2021, refere a S&P Global em comunicado.

O diretor para a área da economia da S&P Global, Andrew Harker, afirmou que “os últimos números do PMI para a zona do euro sinalizam uma contração na economia no terceiro trimestre do ano”.

Este índice, que é calculado com base em inquéritos empresariais, caiu para 49,2 pontos em agosto, face aos 49,9 de julho e 52 de junho deste ano.

Um valor acima de 50 pontos sinaliza que a atividade económica está a crescer, enquanto um valor do índice abaixo dos 50 pontos sinaliza uma contração da atividade económica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade económica na Zona Euro volta a contrair em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião