Euro cai para 0,9899 dólares, um novo mínimo de 20 anos

Moeda única continua a desvalorizar face ao dólar, tendo atingido esta terça-feira um novo mínimo de duas décadas, depois da divulgação de dados económicos pouco animadores sobre a Zona Euro.

O euro continua a desvalorizar face ao dólar. A moeda única chegou a cair 0,4% esta terça-feira e a tocar 0,9899 dólares, um novo mínimo de 20 anos, numa altura em que os investidores temem o corte no abastecimento de gás natural à Europa pela Rússia e após a divulgação de dados económicos pouco animadores sobre a Zona Euro, noticia o Financial Times.

Evolução do euro face ao dólar

Gráfico obtido à 15h20 de 23 de agosto. Fonte: Refinitiv

Com os preços do gás natural e da eletricidade em níveis historicamente altos, depois de a estatal russa Gazprom ter anunciado uma nova suspensão no abastecimento via gasoduto Nord Stream a partir de 31 de agosto, as perspetivas económicas para a região são cada vez mais sombrias.

Esta terça-feira, foi revelado que a atividade económica na Zona Euro contraiu-se em agosto no setor privado, pelo segundo mês consecutivo, depois de o índice de gestores de compras (PMI) composto ter caído para o valor mais baixo desde fevereiro do ano passado.

Este cenário, aliado à subida agressiva de juros pela Fed americana, está a castigar o euro face ao dólar. A divisa europeia perde já 2,9% em agosto, o terceiro mês consecutivo a desvalorizar.

Os mercados aguardam agora o discurso do presidente do banco central dos EUA, Jerome Powell, na conferência de Jackson Hole esta sexta-feira, no qual se espera que o responsável revele detalhes sobre o rumo da política monetária na maior economia do mundo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euro cai para 0,9899 dólares, um novo mínimo de 20 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião