Cheque até 600 euros a ser pago em março vai compensar abono mais baixo

  • ECO
  • 25 Agosto 2022

Crianças e jovens de até 17 anos que não recebam 600 euros mensais por via do abono e dedução no IRS vão receber a diferença, paga pela Autoridade Tributária, já em março, garante o JN.

As crianças e jovens até aos 17 anos que não recebam 600 euros por ano em abono de família e dedução à coleta no IRS vão ser compensadas com a diferença pela Autoridade Tributária, um cheque que deverá ser pago em março e pode abranger mais de 300 mil famílias entre o 3.º e o 5.º escalões. Os agregados mais pobres, do 1.º e 2.º escalões, vão receber o reforço por via da prestação social.

De acordo com o Jornal de Notícias, a Segurança Social tem de comunicar às Finanças até 31 de dezembro quem são os beneficiários e o montante pago dos abonos de família, para que o Fisco cruze esses dados com os da dedução à coleta em sede de IRS, apurando assim qual o valor a pagar às famílias por filho até perfazer os 600 euros anuais.

Ainda assim, para saber quantos agregados podem beneficiar do cheque, a AT precisa de determinar quantos é que recebem abono abaixo de 600 euros por ano e quantos é que não têm direito a deduzir esse mesmo montante por filho em sede de IRS por não terem rendimentos suficientes. A título de exemplo, quem recebe até 9.415 euros por ano, o mínimo de existência, está isento de IRS, mas depois também não pode receber do Fisco. Até este patamar de rendimentos estão sobretudo famílias do 3.º escalão, refere o jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cheque até 600 euros a ser pago em março vai compensar abono mais baixo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião