Preços do gás natural aliviam até 20% na Europa

Futuros de referência para entrega em setembro aliviam até 20%, depois de uma semana de escalada que atirou os preços da eletricidade para níveis nunca antes vistos na Europa.

Os preços de referência do gás natural na Europa estavam a descer esta segunda-feira, recuando até 20%, no rescaldo de uma semana em que este combustível chegou a acumular uma subida de 40% no preço por megawatt-hora (MWh), atirando os preços da eletricidade no continente para níveis recorde.

De acordo com a Bloomberg, pelas 12h30, o contrato de gás TTF para entrega em setembro caía até 20%, para 273 euros/MWh. Um alívio que surge depois de o ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, ter dito que as reservas de gás alemãs para o inverno estão a aumentar mais rapidamente do que o previsto.

O gás natural é usado na Europa para aquecimento das habitações, mas, principalmente, para produção de eletricidade. A escalada de preços, exacerbada pela redução do abastecimento pela Rússia no contexto da guerra na Ucrânia, constrangimentos na Noruega e maior concorrência pelo Gás Natural Liquefeito (GNL), levou na semana passada o preço do MWh de eletricidade ultrapassar, pela primeira vez, os 1.000 euros em França.

Para esta semana, no dia 31 de agosto, a estatal russa Gazprom anunciou mais uma suspensão no fluxo de gás via gasoduto Nord Stream 1, que liga a Rússia à Ucrânia, citando uma manutenção de três dias. A situação tem espoletado receios de que Moscovo corte por completo o abastecimento de gás ao continente europeu, desencadeando uma corrida para garantir reservas para o inverno.

Mas esses receios foram aliviados este fim de semana pelas declarações do ministro da Economia da Alemanha. Robert Habeck revelou que o país deverá atingir o objetivo de preenchimento de 85% das reservas de gás já no mês que vem, isto é, antes do inicialmente previsto, ainda que a situação no mercado continue bastante frágil, de acordo com a agência.

Na União Europeia, já se ponderam medidas. Países como a Alemanha e a Áustria defendem que se devem procurar soluções para desvincular o preço da eletricidade do preço do gás, à semelhança do que fez o “mecanismo” negociado por Portugal e Espanha que limitou os preços do gás para produção de eletricidade no mercado ibérico.

Segundo a Bloomberg, a República Checa, que detém a presidência rotativa da União Europeia, já está a preparar uma reunião de emergência dos ministros europeus da Energia para discutir estas e outras medidas.

Em Portugal, na semana passada, o Governo decidiu que vai permitir às famílias passarem do mercado livre para o mercado regulado de gás natural, depois de a EDP e de a Galp terem anunciado aumentos significativos de preços para os clientes residenciais.

(Notícia atualizada às 13h24 com atualização da quebra, dos 16% que se verificavam no início da manhã para os 20% verificados em torno das 12h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços do gás natural aliviam até 20% na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião