Gasóleo mais caro do que a gasolina. Diferença recorde

O diesel está esta semana mais caro do que a gasolina 95, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia. Não é inédito, mas é a primeira vez que a diferença é tão grande, de 8,4 cêntimos.

Os números da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o gasóleo aumentou esta semana, em média, 9,4 cêntimos, depois de já ter subido na semana anterior. Já a gasolina 95 ficou com o preço praticamente inalterado, depois de uma série de 11 semanas consecutivas a cair.

A conjugação destas duas tendências leva a que o diesel — que é o combustível mais usado em Portugal –, já esteja mais caro do que a gasolina, algo que, não sendo inédito, é pouco usual. E a diferença entre os dois combustíveis nunca foi tão elevada.

O litro do gasóleo está a ser vendido a um preço médio de 1,865 euros, enquanto a gasolina 95 está a 1,781 euros. A diferença está nos 8,4 cêntimos, o que quer dizer que encher um depósito de 50 litros com gasóleo custa mais 4,2 euros.

Se numa base de média nunca tal tinha acontecido, no mercado como um todo, em março, logo depois do início da guerra na Ucrânia, muitos postos chegaram a cobrar o diesel mais caro do que a gasolina.

Diferença entre gasóleo e a gasolina nos últimos 12 anos

Fonte: DGEG. Valores em euros.

O gasóleo tem vindo a subir mais do que a gasolina 95 porque a dependência da Rússia é maior. Mas há outro fator a pesar negativamente na relação de forças entre os dois combustíveis: o VGO. O vácuo é uma das componentes utilizadas no fabrico de gasóleo, para o tornar mais leve já que este hidrocarboneto tem mais hidrogénio e menos carbono. Ora, a Rússia é responsável por metade da produção mundial deste produto e, perante a suspensão dos fornecimentos russos, há uma escassez no mercado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo mais caro do que a gasolina. Diferença recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião