Inflação na Alemanha sobe para máximos de 50 anos

  • ECO
  • 30 Agosto 2022

Alemanha registou em agosto a taxa de inflação mais elevada em quase meio século, dando argumentos ao BCE para apertar ainda mais a política monetária na Zona Euro.

A inflação na Alemanha subiu para o nível mais elevado em quase meio século, o que dá força para o Banco Central Europeu (BCE) anunciar um grande aumento das taxas de juro no próximo mês.

O índice harmonizado de preços no consumidor aumentou para 8,8% em agosto, depois a subida inesperada para 8,5% em julho, de acordo com o gabinete de estatísticas alemão. Ficou em linha com o esperado pelos analistas.

A subida surge apesar das medidas do governo para mitigar o impacto da escalada dos preços nas famílias, incluindo bilhetes de transporte público mais baratos e um corte nos impostos dos combustíveis, que terminará a 31 de agosto. Sem medidas adicionais, os analistas esperam que a maior economia da Europa venha a registar uma inflação de dois dígitos até final do ano.

“A julgar pela atual taxa de inflação e o que ainda está para vir, o BCE deverá anunciar uma subida jumbo nas taxas de juro”, disse o economista Thomas Gitzel, do VP Bank, citado pela agência Reuters.

O BCE, que tem como missão assegurar a estabilidade dos preços na ordem dos 2%, reúne-se a 8 de setembro e deverá anunciar uma subida das taxas de juro em 50 pontos base ou superior, isto já depois do aumento de 50 pontos em julho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Alemanha sobe para máximos de 50 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião