Paulo Portas, Susana Peralta e Luís Aguiar-Conraria marcam presença no Campus da Liberdade

O evento organizado pelo Instituto +Liberdade, destinado aos jovens, acontece de 7 a 11 de setembro, em Fátima.

Os políticos Paulo Portas, Cecília Meireles e Adolfo Mesquita Nunes, a investigadora Susana Peralta e o economista Luís Aguiar-Conraria são alguns dos mais de 20 oradores convidados que vão estar presentes na segunda edição do Campus da Liberdade, organizado pelo Instituto +Liberdade. O evento, que pretende fomentar o pensamento crítico, a participação cívica e o trabalho de equipa entre os jovens, acontece entre 7 e 11 de setembro, em Fátima.

“O Campus da Liberdade é um evento dedicado ao desenvolvimento e partilha de conhecimento em torno daqueles que são os valores-chave das sociedades mais desenvolvidas do mundo: a defesa da democracia, da liberdade individual e da economia de mercado”, refere André Pinção Lucas, diretor executivo do Instituto +Liberdade.

“Procuramos, assim, contribuir para que esta seja a geração mais bem preparada de sempre para defender a liberdade no nosso país e para fazer crescer Portugal”, acrescenta, em comunicado.

O primeiro dia do evento começa precisamente com uma sessão de acolhimento, feita por André Pinção Lucas, seguindo-se uma breve introdução à História do Liberalismo, com o professor Bruno Ferreira da Costa, bem como uma apresentação com os resultados do projeto “A composição dos governos liberais no contexto da União Europeia”, desenvolvido na Universidade da Beira Interior e financiado pelo +Liberdade.

O segundo dia conta com palestras dedicadas à Economia e Empreendedorismo (Cecília Meireles); Corrupção e Justiça (João Paulo Batalha); Saúde (Álvaro Almeida); e, durante a tarde, ao Centralismo e Descentralização (Carlos Guimarães Pinto).

O dia 9 de setembro, por sua vez, é dedicado à Educação e Desigualdades (Miguel Herdade); Finanças, Fiscalidade e Política Monetária (Luís Aguiar-Conraria); Pobreza e Estado Social (Susana Peralta); Ambientalismo de Mercado (Filipa Cunha Mota); e o papel dos jovens na defesa da democracia liberal (Filipa Osório e Ricardo Lima).

“A 10 de setembro contaremos com Paulo Portas para falar sobre geopolítica e estratégia internacional; uma mesa redonda dedicada às causas do atraso português, com António Pires de Lima (keynote speaker), Carla Castro, Margarida Balseiro Lopes e Ricardo Ferreira Reis; e ainda uma mesa redonda sobre os jovens e a liberdade, em que serão os próprios jovens os protagonistas: Adriana Cardoso, Alexandre Poço, Gaspar Macedo e Maria Castello Branco“, revela a entidade organizadora.

Já o último dia do evento é dedicado à liberdade de expressão, numa apresentação que ficará a cargo do humorista Tiago Dores, antes da sessão de encerramento, que será feita por Carlos Moreira da Silva, presidente do conselho de curadores do Instituto +Liberdade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paulo Portas, Susana Peralta e Luís Aguiar-Conraria marcam presença no Campus da Liberdade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião