Petróleo cai 2% e negoceia abaixo dos 103 dólares por barril

Matéria-prima elimina parte da subida de segunda-feira, com o Brent a regressar a um patamar abaixo dos 103 dólares por barril. Investidores estão apreensivos com perspetivas sobre oferta e procura.

Depois de uma subida superior a 4% na segunda-feira, os preços do petróleo caíam na manhã desta terça-feira, à medida que os investidores vão pesando na balança os receios em torno do impacto da inflação na procura, mas também as preocupações com a oferta.

Pelas 10h30 em Lisboa, os futuros do Brent aliviavam 2,06%, para 102,94 dólares, no rescaldo da escalada de 4,06% registada na sessão anterior. Enquanto isso, o norte-americano WTI desvalorizava 1,55%, para 95,47 dólares, na sequência e uma subida de 4,24% na segunda.

Evolução do preço do Brent

A campanha de subida agressiva de juros para controlar a inflação tem pesado no sentimento dos investidores, que temem que uma recessão trave a procura por petróleo. Mas os traders temem também um corte na produção por parte do cartel liderado pela Arábia Saudita, que tem reunião marcada para 5 de setembro.

Ainda assim, de acordo com a Reuters, esse eventual corte pode coincidir com a entrada no mercado de nova oferta por parte do Irão, caso consiga fechar o acordo nuclear com o ocidente, o que poderia amparar uma eventual redução na oferta pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo cai 2% e negoceia abaixo dos 103 dólares por barril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião