Lisboa avança e tenta pôr fim a ciclo de seis sessões a cair

Bolsa prepara-se para se despedir de agosto em alta, apesar das perdas de mais de 1% acumuladas desde o início do mês. Investidores europeus de olhos postos nos dados da inflação.

A bolsa de Lisboa avança na sessão desta quarta-feira e tenta colocar um ponto final a um ciclo de seis sessões com desempenhos negativos, o pior período desde o início da guerra da Rússia na Ucrânia. O dia ficará marcado pela divulgação dos dados da inflação, que poderão determinar a subida dos juros do Banco Central Europeu (BCE) na próxima semana.

O PSI avança 0,46% para 6.048,04 pontos no arranque da sessão e prepara-se para se despedir de agosto em alta, ainda que o mês não lhe tenha sido favorável: acumula perdas de mais de 1% desde o dia 1.

São nove as cotadas em alta, com a Jerónimo Martins e a EDP Renováveis a liderarem os ganhos: a retalhista dona do Pingo Doce está em alta de 1,39% para 21,9 euros e a empresa de energias renováveis valoriza 1,23% para 24,75 euros. A casa-mãe EDP também soma 0,39% para 4,904 euros, depois de ter anunciado na véspera o negócio da venda de uma hidroelétrica no Brasil por 240 milhões de euros.

EDP Renováveis em alta

EDPR 0,63%

Por outro lado, três cotadas travam uma maior ambição na praça portuguesa, incluindo a Galp: as ações da petrolífera cedem 0,18%. A empresa anunciou na terça-feira um aumento médio de oito euros na fatura do gás para as famílias.

Também foi positivo o arranque da sessão lá fora: o índice de referência europeu Stoxx 600 soma 0,3% e as praças de Paris, Frankfurt e Madrid registam ganhos entre 0,2% e 0,4%.

Os investidores aguardam com expectativa pelos dados da inflação em relação ao mês de agosto. O Eurostat divulgará o índice de preços no consumidor pelas 9h30. O BCE tem reunião marcada para a próxima semana para decidir um novo aumento das taxas de juro e há responsáveis a pedirem aumentos de 50 a 75 pontos base para travar a escalada dos preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa avança e tenta pôr fim a ciclo de seis sessões a cair

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião