União Europeia suspende acordo que facilitava vistos a russos

Ministro húngaro avança que os países europeus concordaram em suspender o acordo que facilitava a emissão de vistos a cidadãos russos, mas não houve unanimidade para uma proibição total.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria disse esta quarta-feira que a União Europeia (UE) concordou em suspender um acordo com a Rússia que facilita a emissão de vistos, mas não foi possível alcançar a unanimidade necessária para impor o fim total da emissão de vistos a cidadãos russos.

A notícia foi avançada pela Reuters, citando declarações de Peter Szijjarto veiculadas através da rede social Facebook, no dia em que os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE reúnem em Praga, com o tema na agenda.

Como o ECO noticiou na terça-feira, o Governo português era a favor da suspensão deste acordo, mas afastava a proibição total de vistos a russos. “A Rússia não é um país em que podemos ter o tipo de confiança que está subjacente a esse tipo de acordo”, que facilita a emissão de vistos, disse João Gomes Cravinho, ministro português da tutela, em resposta a pedidos do Presidente da Ucrânia, Voodymyr Zelensky.

A Reuters avança ainda, citando o ministro húngaro Peter Szijjarto, que a Hungria assinou um acordo com a estatal russa Gazprom para o fornecimento adicional de gás natural ao país a partir de 1 de setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia suspende acordo que facilitava vistos a russos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião