Mendes Godinho já escolheu novo presidente do IEFP

Adelaide Franco tinha apresentado a demissão e estava em gestão interina. Ministra do Trabalho já enviou nome de Domingos Jorge Ferreira Lopes para a concertação.

Ana Mendes Godinho já escolheu o novo presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional: depois de avaliar as propostas da Cresap, a entidade de avaliação no recrutamento da Administração Pública, a ministra do Trabalho escolheu Domingos Jorge Ferreira Lopes para suceder a Adelaide Franco, revelou ao ECO fonte do ministério.

O gestor, licenciado em Economia, é desde dezembro de 2014 presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Temático Inclusão Social e Emprego (POISE), e já trabalhou também no IEFP, para onde entrou em 1992.

Mendes Godinho escolheu também, no âmbito deste processo concursal, um vogal do IEFP. Paulo José Gomes Langrouva já estava no IEFP desde maio, mas em regime de substituição.

Mendes Godinho já enviou os nomes do novo presidente e do vogal do IEFP para a audição dos parceiros sociais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social.

O IEFP estava em gestão corrente há semanas, o que motivou mesmo pedidos de explicação do PSD. Adelaide Franco tinha sido escolhida em maio para ser presidente do IEFP em regime de substituição. Contudo, o Jornal de Negócios revelou que a gestora tinha recebido um subsídio de desemprego após ter cessado o contrato com a empresa que fundou (Mindsetplus) — e na qual viria a ser reintegrada –, enquanto, em simultâneo, manteve atividades “pontuais” e “não remuneradas” ao serviço da empresa. A Segurança Social, entretanto, concluiu que houve irregularidade na atribuição do subsídio, o que desencadeou o pedido de demissão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mendes Godinho já escolheu novo presidente do IEFP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião