Oliver Blume é o novo presidente executivo da Volkswagen

  • Lusa
  • 1 Setembro 2022

O novo CEO deverá prosseguir com as "principais linhas da estratégia" liderada pelo seu antecessor, nomeadamente a mudança para a "mobilidade elétrica e conectividade".

A Volkswagen anunciou esta quinta-feira que Oliver Blume é o novo presidente executivo que vai gerir o gigante automóvel, após Herbert Diess ter ocupado o cargo durante quatro anos agitados.

O novo presidente executivo (CEO) deverá prosseguir com as “principais linhas da estratégia” liderada pelo seu antecessor, nomeadamente a mudança para a “mobilidade elétrica e conectividade”, refere a Agence France-Presse (AFP), citando fontes do fabricante automóvel.

Entretanto, em declarações ao jornal Braunschweiger Zeitung, Olivier Blume, afirmou que a Volkswagen fez “as escolhas estratégicas e tecnológicas certas no conselho executivo, com Herbert Diess” e que “chegou a hora pô-las em prática”, garantindo a “solidez financeira” do construtor automóvel. “Um dos pontos principais para mim será reconstruir o espírito de equipa” no grupo” acrescentou o gestor.

Em julho, Herbert Diess foi destituído do cargo, nomeadamente devido às tensões com os representantes dos trabalhadores e com a equipa de administração, que foram alimentadas pelo seu estilo “direto e provocatório”, segundo a AFP.

O novo CEO, de 54 anos, terá que desempenhar o seu cargo num “ambiente mais incerto do que nunca” por causa da guerra na Ucrânia e devido à persistência da escassez de componentes.

Blume também terá que liderar a IPO (Oferta Pública Inicial) da subsidiária da Porsche e resolver as dificuldades que estão a retardar o desenvolvimento do software da Volkswagen, que deveria ser o coração do carro do futuro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oliver Blume é o novo presidente executivo da Volkswagen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião