Câmara da Póvoa de Varzim avança com cerimónia da certificação da camisola poveira

Câmara da Póvoa de Varzim organiza, a 9 de setembro, a cerimónia de certificação da camisola poveira, um ícone e uma herança histórica da cidade.

Já muita tinta correu em torno da histórica camisola de lã poveira, sobretudo desde que a polémica se instalou quando a estilista norte-americana Tory Burch lançou uma coleção com uma cópia da peça, dizendo ser de inspiração mexicana. Chegou até a pedir desculpa nas redes sociais pelo sucedido, depois de muita pressão mediática. Após um longo processo de valorização deste ícone da cidade, a cerimónia de certificação da camisola poveira está agendada para 9 de setembro.

“Este será o culminar de um processo que começou em março 2021, promovido pelo município da Póvoa de Varzim, com vista à proteção do património local imaterial e preservação da qualidade histórica desta peça tão simbólica para o nosso concelho”, avança a autarquia liderada pelo social-democrata Aires Pereira.

O autarca chegou a afirmar que “a promoção da compra da camisola poveira é uma ode à história e herança cultural do concelho da Póvoa de Varzim, e, também, uma forma de valorizar e dignificar o trabalho meritório desenvolvido pelos artesãos locais há mais de 150 anos”. As camisolas de lã são tricotadas à mão pelas artesãs poveiras certificadas que vão fazer parte da cerimónia; um momento histórico para a cidade.

“O município tem feito um longo caminho de aposta na valorização da nossa identidade local e transmissão das nossas raízes históricas para outras gerações, sendo exemplos disso a implementação do Dia da Camisola Poveira, a inauguração do Centro Interpretativo e de Formação da Camisola Poveira e sessões de esclarecimento do processo de certificação desta peça de artesanato”, afirma a autarquia.

A promoção da compra da camisola poveira é uma ode à história e herança cultural do concelho da Póvoa de Varzim, e, também, uma forma de valorizar e dignificar o trabalho meritório desenvolvido pelos artesãos locais há mais de 150 anos.

Aires Pereira

Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Entre outras iniciativas para valorizar estão a divulgação e a internacionalização desta peça, o “selo e postal inteiro da República da Camisola Poveira” e a aprendizagem da confeção em contexto escolar.

Ao destacar e valorizar a camisola poveira, o município pretende “alavancar o empreendedorismo local e aumentar a escala de micronegócios ligados ao artesanato poveiro”, como a comercialização online e a exportação para novos mercados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara da Póvoa de Varzim avança com cerimónia da certificação da camisola poveira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião