Câmara de Coimbra quer criar taxa turística municipal

  • Lusa
  • 2 Setembro 2022

A autarquia de Coimbra vai analisar na próxima segunda-feira uma proposta para avançar já em 2023 com uma taxa turística.

A Câmara de Coimbra vai analisar na segunda-feira uma proposta para avançar já em 2023 com uma Taxa Turística Municipal. Na reunião do executivo, será votada uma proposta de abertura de um procedimento com vista à elaboração do regulamento da Taxa Municipal Turística, revelou esta sexta-feira a Câmara de Coimbra, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

“O objetivo é amenizar o impacto social e ambiental deixado por quem visita a cidade”, justificou a autarquia, que assume o objetivo de taxar as dormidas no concelho já em 2023. Depois de aprovada a abertura do procedimento, haverá “um período de 10 dias úteis para constituição de interessados e apresentação de contributos”.

A Taxa Turística Municipal visa “assegurar que tal objetivo seja prosseguido sem comprometer a competitividade do concelho no contexto da região, do país e mesmo a nível internacional”, referiu.

A informação técnica assinala que foram registadas 709.504 dormidas em 2019, apontando que este setor, embora “promova o desenvolvimento económico e social, também implica uma sobrecarga da atuação pública e na própria prestação de serviços municipais”.

“Importa responder na medida do crescimento da procura e promover concomitantemente políticas públicas que sejam direcionadas para a disponibilização de um ambiente sustentável e adequadamente infraestruturado”, salientou. A eventual taxa, isenções e reduções a considerar, entre outros elementos, “serão definidos, posteriormente, pelo executivo municipal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Coimbra quer criar taxa turística municipal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião