5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 5 Setembro 2022

Governo aprova hoje novas medidas de apoio às famílias para responder à inflação. Novo primeiro-ministro do Reino Unido será hoje conhecido e a OPEP+ vai avaliar corte na produção.

O arranque desta semana será marcado pelo anúncio do novo primeiro-ministro do Reino Unido, sendo que a escolha se divide entre Elizabeth Truss e Rishi Sunak. A OPEP+ irá reunir para avaliar a possibilidade de um corte na produção de petróleo, enquanto o Eurostat divulgará um conjunto de dados relativos ao comércio na Zona Euro e União Europeia. O pacote de apoio ao rendimento das famílias contra a inflação também será aprovado, e irá ter início a conferência do setor automóvel, “Global Mobility 2022”, organizada promovida pela MOBINOV – Automotive Cluster Portugal.

Sucessor de Boris Johnson é conhecido esta segunda-feira

No arranque desta semana será divulgado o novo líder do partido conservador e novo primeiro-ministro do Reino Unido. Na reta final está o antigo chanceler do Tesouro britânico, Rishi Sunak, e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Elizabeth Truss. As votações encerraram na passada sexta-feira, com as sondagens a apontar para uma vitória da antiga ministra.

OPEP+ avalia corte na produção de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) vai reunir esta segunda-feira para avaliar se irá avançar com um corte na produção do “ouro negro”. A reunião surge após uma revisão em baixa na cotação do petróleo e a de um acordo nuclear com o Irão. Se se confirmar, o Irão poderá produzir um milhão de barris de petróleo por dia.

Eurostat mede o pulso ao comércio europeu

O gabinete de estatísticas da União Europeia, Eurostat, irá divulgar um conjunto de dados relacionados com o comércio na Zona Euro e União Europeia, nomeadamente os dados do comércio a retalho do mês de julho, o volume de serviços no segundo trimestre do ano e a produção de serviços para o mês de junho.

Pacote de apoio ao rendimento das famílias é aprovado

O primeiro-ministro António Costa convocou para esta segunda-feira um Conselho de Ministros extraordinário para aprovar novas medidas para ajudar as famílias, numa altura em que a inflação atingiu os 9%. Para as empresas, as medidas de apoios só deverão chegar depois do dia 9 de setembro.

Arranca a conferência “Global Mobility 2022”

Terá início a conferência do setor automóvel, “Global Mobility 2022”, organizada em conjunto com a ACAP, MOBINOV e AFIA, na ala Almada Negreiros do Centro Cultural de Belém. Entre os temas a abordar estão a mudança de paradigma na mobilidade e no automóvel, bem como o impacto da inteligência artificial e “big data” na indústria. A conferência irá contar com oradores como o secretário de Estado da Economia, João Neves, e o presidente da MOBI.E, Luís Barroso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião