Fidelidade com maiores lucros mas Ocidental e Aegon foram as mais rentáveis

  • ECO Seguros
  • 5 Setembro 2022

As contas de todas as seguradoras em 2021 foram reveladas pelo supervisor, demonstrando elevada subida de resultados. Veja o ranking das companhias quanto a lucros e retornos para investidores.

A Fidelidade arrecadou quase 33% dos lucros obtidos por todas as seguradoras supervisionadas pela ASF em 2021 e que representam mais de 90% do mercado nacional. No entanto as mais rentáveis, face aos capitais investidos pelos seus proprietários, foram as duas seguradoras Aegon Santander, uma associação espanhola e neerlandesa, nos ramos Vida e Não Vida. A Ocidental Seguros esteve no topo da lucratividade e logo a seguir foi rearrumada no Grupo Ageas Portugal sendo incorporada na Ageas Seguros.

Tiago Venâncio (Aegon Santander) e José Gomes (Ageas Não Vida) foram os mais rentáveis. Rogério Campos Henriques (Fidelidade) superou os 212 milhões de euros em resultados líquidos.

As seguradoras com maiores lucros correspondem quase sempre às que têm maiores quotas de mercado mas nem sempre é assim. As seguradoras de saúde tal como a Multicare (Fidelidade) e Médis (Grupo Ageas Portugal) apresentam lucros líquidos e rentabilidades elevadas face aos investimentos. Também a Planicare, a nova seguradora ligada à Trofa Saúde, tem vindo a crescer depressa e a apresentar resultados para os seus acionistas calculados em 19,5% face ao investido.

Das 39 companhias analisadas pela ASF registou-se um aumento agregado de lucros de 43,4%. Acima desta média cresceram os resultados da Generali, Multicare, Zurich Vida, BPI Vida e Pensões, Aegon Não Vida, Ageas Vida, Cosec, Via Directa (Ok Teleseguros), RNA, PLanicare e Mutua dos Pescadores.

A rentabilidade dos capitais próprios obteve-se através de um rácio entre os resultados líquidos de 2021 e a média do valor dos capitais próprios no final de 2020 e de 2021. As companhias Não Vida obtiveram em conjunto 13,1% de rentabilidade, as companhias Vida 11,9% e as Mistas 9%. No conjunto a rentabilidade conjunta de todas as seguradoras foi de 10,5% face aos capitais próprios.

O ranking dos melhores desempenhos económicos e financeiros das seguradoras em 2021 pode ser visto aqui:

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade com maiores lucros mas Ocidental e Aegon foram as mais rentáveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião