Estas são as marcas de seguros mais poderosas e valiosas no mundo
O estudo da consultora Brand Finance lista há 25 anos as marcas mais poderosas e encontra o valor de cada uma. Muitas estão presentes em Portugal. Marcas Italianas e uma espanhola surpreendem.
A italiana UnipolSai é a marca de seguros mais forte do mundo com classificação AAA+ atribuída pela consultora Brand Finance que determina a força relativa das marcas através de um balanced scorecard de métricas que avaliam o investimento em marketing, a opinião de stakeholders e o desempenho dos negócios. Seguindo a norma ISO 20671 de Avaliação de marcas, incorpora dados próprios de estudos de mercado com mais de 100.000 entrevistados, em mais de 35 países, colocando à prova 5.000 das maiores marcas do mundo em 30 diferentes setores de atividade.
No caso dos seguros a Brand Finance apurou que a italiana UnipolSai, cuja marca vale 3,1 mil milhões de dólares, sendo apenas a 48ª do ranking das mais valiosas é, no entanto, considerada como única marca de seguros no com classificação AAA+ que corresponde a um índice de força da marca (BSI) correspondente a uma pontuação de 89,6 em 100 possíveis.
Segundo a consultora, a UnipolSai beneficia de avaliações favoráveis dos stakeholders e, ao contrário de outras grandes marcas, apenas atua em Itália, enquanto marcas chinesas e norte americanas se desenvolvem em regiões multiétnicas.
A espanhola Mapfre, dispersa por todo o mundo exceto em África, surge como a 6ª marca mais forte a nível mundial que entre os 2º e o 5º da classificação conta com a Posteitaliane, outra italiana a coreana Samsung Vida, e a indiana LIC . Completam este top 10 a filial chinesa da Prudential, a também chinesas Ping An e China Pacific (CPIC) e depois, fechando as 10 marcas mais fortes, está a Progressive, a líder do ramo automóvel nos Estados Unidos.
Marca Ping An vale 42,9 mil milhões de dólares
A componente de marca mais forte pertence a uma avaliação mais ampla realizada pela Brand Finance todos os anos há mais de 25, em que encontra um valor financeiro para cada marca.
O ranking estabelecido para 2022 atribui à Ping Na o valor de 42,9 mil milhões de dólares, quase o dobro da alemã Allianz que é a segunda mais valiosa. No top 10 em valor seguem a China Life, a francesa AXA, a CPIC chinesa, a Geico – marca da norte americana Berkshire Hathaway-, a AIA de Hong Kong, a Progressive, a LIC da Índia e a Canada Life.
No que respeita a presença em Portugal, o top 100 das marcas mais valiosas inclui a Chubb como 11ª, MetLife (12ª), Generali (16ª), Zurich (19ª), SwissRe (24ª), MunichRe (25ª), Mapfre (40ª), AIG (42ª), Aegon (77ª) , Ageas (92ª) e a Hiscox (representada em Portugal pela Innovarisk) como 98ª marca mais valiosa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estas são as marcas de seguros mais poderosas e valiosas no mundo
{{ noCommentsLabel }}