Agbar apela à formação de um mundo sustentável

  • Servimedia
  • 9 Setembro 2022

O presidente de Agbar alerta para a necessidade de haver uma transformação ecológica das empresas, de forma a ser possível criar um mundo mais sustentável.

Ángel Simón, presidente da Agbar e vice-presidente executivo sénior da Veolia para a Iberia e América Latina, declarou esta sexta-feira que é necessário acelerar a transformação ecológica das empresas “para moldar um mundo sustentável baseado na co-responsabilidade, no diálogo e na transparência“, noticia a Servimedia.

Durante a sua participação numa nova edição do ‘Esade Breakfasts’, organizado em colaboração com a Criteria Caixa, Simón defendeu uma estratégia empresarial que coloca as pessoas no centro das decisões e que se baseia na colaboração público-privada.

“É necessário que as empresas e administrações atuem de forma colaborativa através de alianças e da promoção da inovação, a fim de implementar soluções que contribuam para o progresso social e a qualidade de vida das pessoas, não deixando ninguém para trás“, afirmou.

Simón refletiu sobre o atual “momento crítico para o futuro do planeta, em que a emergência climática, a recuperação económica e a luta contra as desigualdades são o objeto e a fonte de incertezas que afetam a sociedade como um todo“.

Por esta razão, “é necessário que as empresas e as administrações atuem em colaboração através de alianças e da promoção da inovação, a fim de encontrar soluções que contribuam para o progresso social e a qualidade de vida das pessoas, não deixando ninguém para trás“. “Temos os conhecimentos, a capacidade de gestão e a tecnologia, só precisamos de estar de acordo”, sublinhou.

O presidente da Agbar definiu o modelo de empresa do século XXI como “aquele que deve acrescentar valor, satisfazer uma necessidade social e assumir um compromisso firme com todos os interessados, baseado na escuta ativa e na responsabilização” e assegurou que “as grandes empresas podem, por estrutura e dimensão, liderar o caminho e estar na vanguarda, agindo com responsabilidade e corresponsabilidade de todos”.

Durante o seu discurso, salientou que as empresas devem assumir “a importância de medir e estabelecer indicadores de desempenho que permitam definir quando uma estratégia é sustentável”, sendo para isso necessário ajudar a “implementar critérios ESG nas empresas e moldar estratégias com impacto económico, social e ambiental para cumprir a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” das Nações Unidas.

A título de exemplo, salientou o empenho da Agbar em implementar a economia circular em processos através de projetos tais como a transformação pioneira de estações de tratamento de água em biofábricas, um modelo reconhecido pelas Nações Unidas na luta contra as alterações climáticas.

Na área da ação social, referiu-se ao Pacto Social, que garante o direito à água sem deixar ninguém para trás, e ao Programa OLA, em colaboração com a Cruz Vermelha, para reduzir a vulnerabilidade das pessoas e facilitar a empregabilidade.

Finalmente, em termos de inovação tecnológica e digitalização, mencionou a rede Dinapsis para a transformação digital no ciclo integral da água e a saúde ambiental das cidades, de particular relevância num contexto de emergência climática e hídrica e de seca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agbar apela à formação de um mundo sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião