Em que investem as seguradoras os 54 mil milhões de ativos que gerem

  • ECO Seguros
  • 11 Setembro 2022

É superior a 25% do PIB nacional o património detido pelas seguradoras em Portugal e dívida pública é o investimento preferido. Veja a lista das maiores por valor de ativos.

As 22 seguradoras e grupos seguradores com base em Portugal detinham 54 mil milhões de euros de ativos no final de 2021 segundo dados publicados pela ASF, entidade reguladora do setor. Os grupos Fidelidade e Ageas Portugal representam mais de metade desse valor.

O valor de ativos das seguradoras está quase todo investido. São quase 50 mil milhões de euros dos quais 37%, mais de 18 mil milhões de euros estão colocados em dívida pública considerado o mais seguro, mas em troca dessa segurança, rende pouco. Daí que o rendimento dos investimentos das seguradoras em 2021 tenha sido de apenas 0,3%. Com baixas taxas de juro e um mercado acionista instável, a prudência com que são geridos os valores entregues pelos segurados às companhias, para serem devolvidos com algum lucro décadas depois, precisa ser extrema.

Em relação aos investimentos as obrigações de entidades privadas (28%) também são parte siginificativa, tal como unidades de participação em fundos de investimento (23%), compostos por títulos de rendimentos fixos e variáveis com risco diverso mas geralmente seguros.

O investimento em ações ocupa apenas 6,6% dos investimentos e o imobiliário tem pouco peso relativo mas ainda são 464 milhões de contos. Relevante é também o valor de disponibilidades bancárias imediatas e sem remuneração, um valor de 1,67 mil milhões de contos, sem dúvida que as seguradoras são um excelente cliente dos bancos. No entanto, como as seguradoras tiveram de pagar 11,6 mil milhões em sinistros em 2021, este valor facilmente movimentável representa em média cerca de 2 meses de necessidades financeiras para fazer face ao pagamento das responsabilidades.

Quanto mais seguros de Vida maiores os ativos

Em relação aos ativos por cada grupo segurador, os que mais operam no setor Vida maior valor de ativos apresentam. As provisões obrigatórias para fazer face às responsabilidades com seguros de Vida obrigam à conservação de valores elevados em ativo para assumir responsabilidades que podem durar décadas para com os segurados.

Daí Fidelidade, Grupo Ageas, BPI Vida e Pensões, Santander e GamaLife deterem ativos elevados e seguradoras de grande dimensão como Generali ou Allianz contarem com ativos menores que o esperado, dado não terem o ramo Vida com grande peso na sua carteira total.

Por ativos os maiores grupos e seguradoras em 2021 foram:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em que investem as seguradoras os 54 mil milhões de ativos que gerem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião