Ex-ministro alerta para perda de rendimento dos pensionistas antes de 2024

  • ECO
  • 11 Setembro 2022

Pedro Mota Soares, que liderou a pasta da Segurança Social no governo de Passos Coelho, avisa que bónus de outubro pode alterar escalão de IRS. Aumentos salariais devem estar isentos de impostos.

O ex-ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, alerta para a perda de rendimento dos pensionistas não só a partir de 2024, mas também em sede de IRS, sublinhando que a antecipação do aumento previsto para o próximo ano, a pagar já em outubro, pode levar nalguns casos a uma subida no escalão do IRS, o que corresponderia a uma perda de rendimentos.

Em entrevista ao Negócios e à Antena1, o dirigente do CDS-PP lamenta que os pensionistas não tenham tido nenhuma ajuda “adicional” no pacote de apoio às famílias apresentado pelo Governo, defendendo a criação de um apoio adicional para as pensões mais baixas. Quanto à mudança na fórmula de cálculo das pensões, já defendida por Fernando Medina, espera que seja mantida a previsibilidade para que os pensionistas “saberem com o que contar” e que a regra continue a estar “ligada ao ciclo económico [crescimento da economia e inflação] e desligada de ciclos políticos”.

Por outro lado, Pedro Mota Soares sugere um desagravamento fiscal sobre subidas salariais para a generalidade dos trabalhadores, incluindo função pública. “Para alcançarmos uma política de rendimentos que ao mesmo tempo não aumente a pressão sobre a inflação, tal como estão a fazer [países como Alemanha e França], Portugal devia avançar com uma medida em que os aumentos salariais, na parte do aumento salarial, ainda que transitoriamente, estejam dispensados do pagamento de IRS”, aponta o ex-deputado e membro do Governo de coligação liderado por Pedro Passos Coelho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-ministro alerta para perda de rendimento dos pensionistas antes de 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião