Nas notícias lá fora: EDP, elétricos e índice da cerveja

  • ECO
  • 12 Setembro 2022

O equilíbrio na contagem dos votos na Suécia, a parceria entre EDP e CaixaBank em Espanha e as dificuldades nos empréstimos para compra de carros elétricos são alguns dos destaques internacionais.

O equilíbrio na contagem dos votos na Suécia, a parceria entre EDP e CaixaBank em Espanha, as dificuldades nos empréstimos para compra de carros elétricos em Inglaterra, o índice que mede o disparo do custo da cerveja e o fim das restrições da Covid-19 na Nova Zelândia são os destaques da revista de imprensa internacional desta segunda-feira.

Reuters

Direita sueca avança na liderança com 90% dos votos contados

A direita está na liderança da Suécia, com 90% dos votos contabilizados, após as eleições gerais de domingo. Depois de oito anos de governo social-democrata, a direita está agora com uma ligeira vantagem nos resultados, sendo que os moderados, democratas suecos, democratas cristãos, e liberais, conquistaram 176 assentos no parlamento, contra 173 lugares centro-esquerda, de um total de 349 assentos. Os resultados preliminares das eleições serão divulgados na próxima quarta-feira.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago/conteúdo em inglês).

Cinco Días

EDP e CaixaBank querem vender 100 mil painéis solares até 2025

A EDP e o CaixaBank reforçaram a parceria para comercializarem produtos para os consumidores de Espanha pouparem energia. Até ao final de 2025, as duas empresas querem vender um total de 100 mil painéis solares. Os clientes também poderão comprar acumuladores para evitar o desperdício da energia produzida durante o dia.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso pago/conteúdo em espanhol).

Financial Times

Falta de dados dificulta leasing de carros elétricos

A falta de dados está a dificultar o leasing (contrato de aluguer de longa duração) para os carros elétricos, tornando difícil calcular o valor residual de um carro, ou o seu valor projetado, em três ou quatro anos. No Reino Unido, nove em cada dez carros novos são comprados em regime de leasing ou semelhante. Os bancos, contudo, não têm uma referência para calcular o valor residual do veículo elétrico, pelo que não sabem o valor da prestação a atribui e mantêm os preços elevados.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Cinco Días

Índice da cerveja mede o peso da inflação

O custo de produção da cerveja subiu 62% nos últimos dois anos, enquanto o preço médio da caneca de cerveja aumentou 8%, avançou a plataforma de investimentos, eToro, através do seu novo índice, Beer Index. Nos últimos seis meses, enquanto o custo com combustível disparou 138%, os custos com cevada e malte encareceram 104%, e 87%, respetivamente. O arroz foi o único produto necessário à produção e venda de cerveja cujo preço se manteve estável.

Leia a notícia completa na Cinco Días (acesso pago/conteúdo em espanhol).

Reuters

Nova Zelândia remove restrições contra a Covid-19

A Nova Zelândia acabou com o uso obrigatório de máscara e de vacinação contra a Covid-19, colocando um fim a algumas das medidas mais restritivas do mundo. Segundo a primeira-ministra, Jacinda Ardern, é altura de virar a página com segurança e impulsionar uma maior atividade económica. Desde esta segunda-feira que o uso de máscara deixa de ser obrigatório, exceto em estabelecimentos de saúde e de prestação de cuidados a idosos. O isolamento de sete dias passa a ser exclusivamente para os casos positivos de Covid-19.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: EDP, elétricos e índice da cerveja

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião