UNEF atribui Selo de Excelência a 9 projetos solares

  • Servimedia
  • 13 Setembro 2022

Os projetos solares premiados são montados no solo e pertencem às empresas Iberdrola, Statkraft, Falck Renovables, Esparity Solar e Verbund.

A União Fotovoltaica Espanhola, a principal associação do setor da energia solar em Espanha, juntamente com a Secretária de Estado da Energia, Sara Aaegesen, e o presidente do governo regional da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, atribuíram esta terça-feira em Talayuela (Cáceres) o Selo de Excelência em Sustentabilidade da UNEF a nove projetos de energia solar em solo pertencentes às empresas Iberdrola, Statkraft, Falck Renovables, Esparity Solar e Verbund, noticia a Servimedia.

“Sempre exigimos que façamos as coisas bem como um setor, pois acreditamos que o nosso futuro não pode ser compreendido sem a coexistência e criação de valor acrescentado entre a população, o território e a sua biodiversidade e os projetos“, salientou Rafael Benjumea, presidente da União Fotovoltaica Espanhola durante a apresentação do Selo de Excelência em Sustentabilidade, criado pela UNEF em 2020 para divulgar as boas práticas do setor fotovoltaico espanhol.

A associação empresarial concebeu o seu próprio sistema para a certificação da sustentabilidade das instalações fotovoltaicas, destinado a todas as empresas que possam estar interessadas em obtê-lo, quer sejam promotores, construtores, proprietários ou quaisquer outros no segmento das instalações solares montadas no solo.

Pela sua parte, Sara Aagesen, Secretária de Estado da Energia, reiterou o seu empenho em acelerar uma transição energética em que a energia solar é um dos protagonistas. “A transição energética deve ser realizada com as máximas garantias sociais e ambientais, e devemos assegurar que os seus numerosos benefícios cheguem à população dos territórios em que as instalações são construídas”, comentou.

Do mesmo modo, Guillermo Fernández Vara, presidente do governo regional da Extremadura, a região com maior capacidade instalada de energia solar em Espanha, destacou durante o seu discurso “a oportunidade socioeconómica que a deslocalização da cadeia de valor de muitos dos investimentos ligados ao setor energético representa para a região“.

Neste sentido, assegurou que “projetos de energias renováveis como os que estão a ser desenvolvidos na região da Extremadura dão um importante contributo para a proteção do ambiente e para a reindustrialização dos municípios“.

Além disso, a União Fotovoltaica Espanhola celebra este ano o seu 10º aniversário como a única associação empresarial de energias renováveis em Espanha a ter criado um código de conduta para reconhecer as boas práticas de todas as centrais solares em Espanha que são sustentáveis e respeitadoras do seu ambiente natural e da realidade socioeconómica do meio envolvente da central.

Os nove projetos distinguidos

Ao todo, foram nove os projetos solares premiados. Para começar, o projetoAndévalo‘ da Iberdrola. Esta instalação de energia solar de 50 MW está localizada no município de Puebla de Guzmán (Huelva). Andévaloevita 15 mil toneladas de CO2 anualmente e gerou 200 empregos locais durante a sua fase de construção.

Statkraft está também envolvido no projeto ‘Talayuela Solar’. Esta instalação, localizada no município de Talayuela (Cáceres), tem uma capacidade de 300 MW e pode fornecer energia limpa a 148 mil casas durante um ano. Tornou-se uma referência em sustentabilidade, tendo conseguido integrar a produção de energia limpa com o ambiente do dehesa da Extremadura.

Obteve também o Selo de Excelência das Renováveis a empresa Falck com o projeto ‘Campos de Levante’. Localizada no município de Chiva (Valência), a construção terá início em 2023 e terá uma capacidade instalada final de 100 MW nominais, para além de uma produção anual de 200 GWh, suficiente para fornecer energia a 80 mil casas. Espera-se que gere 300 empregos durante a sua construção.

Também a Esparity Solar foi distinguida com o projeto ‘Safarich’, localizado no município de Biar (Alicante). Tem uma capacidade total instalada de 50 MW e estima-se que começará a fornecer energia verde a 20 mil casas por ano até ao final de 2023, o que se traduz numa poupança de mais de 60 mil toneladas de CO2 emitidas.

Sem esquecer Esparity Solar com o projeto ‘Cordovilla‘, uma central solar localizada no município de Ibargoiti, (Pamplona). Começará a gerar energia sustentável e renovável durante a segunda metade de 2023. Terá uma capacidade total instalada de 150 MW, que fornecerá energia a 86 mil casas e contribuirá para a redução de 181.521 toneladas de CO2. A construção do parque fotovoltaico irá gerar cerca de 500 empregos diretos e indiretos a nível local.

Além disso, a Verbund foi distinguida por quatro projetos. Um deles é o ‘Volateo Solar’, um dos que compõem o nó Tajo de la Encantada (Málaga) com uma capacidade de geração de energia total de 500 MW. Este complexo fotovoltaico, que começará a gerar energia no final de 2023, tem um programa de medidas destinadas à proteção e conservação das aves estepárias, que favorecerá a existência de habitats para a reprodução e reprodução destas espécies.

Os projetos “Faballones e Orla Solar II” foram outros premiados na Verbund, que são um exemplo de parques que defendem a integração social, tendo conseguido ganhar o favor dos municípios da província de Málaga com elevado valor turístico e cultural, que viam os parques fotovoltaicos de grande escala como um risco para o futuro.

E, por fim, ainda na Verbund, foi distinguido o projeto “Baluma Solar”, que é um projeto fotovoltaico terrestre de 62,50 MWp, localizado nos municípios de Albolote, Atarfe e Moclín, na província de Granada. Oferece a recuperação de 280 hectares de terra em risco de desertificação para a sua regeneração durante a vida útil do parque. Além disso, irá reduzir o consumo de água em 450 mil m3 por ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UNEF atribui Selo de Excelência a 9 projetos solares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião