Gasóleo vai descer 6,5 cêntimos, mas gasolina não mexe na próxima semana

Quando for abastecer a sua viatura na próxima semana deverá pagar 1,758 euros por litro de gasóleo simples e 1,703 euros por litro de gasolina simples 95.

Depois de uma semana em que o preço do gasóleo não sofreu praticamente qualquer alteração e a gasolina desceu apenas um cêntimo, a situação inverte-se. Assim, quando for abastecer a sua viatura na próxima semana vai pagar menos 6,5 cêntimos por litro de gasóleo simples, mas é a vez da gasolina não sofrer mexidas, revelou ao ECO fonte do setor.

Assim deverá pagar 1,758 euros por litro de gasóleo simples e 1,703 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras. Os preços ainda podem sofrer um ajustamento mínimo tendo em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial.

Estes valores incorporam já os descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) dos combustíveis, a suspensão da atualização da taxa de carbono e também os descontos para o gasóleo agrícola. Medidas que o Governo decidiu prolongar até ao final do ano para ajudar as famílias a mitigar os efeitos da aceleração da inflação. A partir do final de outubro, os consumidores vão passar a ter uma ideia mais clara dos “descontos” resultantes da aplicação destas medidas, já que terão de ser obrigatoriamente discriminados na fatura.

Com uma descida de 6,5 cêntimos, é preciso recuar a 15 de agosto para encontrar o litro do gasóleo mais barato (1,729 euros). Esta redução é também bastante mais significativa do que os 0,6 cêntimos que desceu esta semana ou os 3,6 cêntimos que desceu na semana anterior.

Os preços nas bombas refletem a expectável queda de 1% das cotações do brent esta semana, devido aos receios de que as fortes subidas das taxas de juro, para travar a evolução da inflação, provoquem uma recessão que irá naturalmente reduzir a procura por outro negro. No entanto, o dólar vai a caminho da sua quarta semana de ganhos face ao euro, o que torna as compras de petróleo nos mercados internacionais mais caras, já que são denominadas em dólares. Esta sexta-feira o Brent do Mar do Norte, que serve de referência ao mercado europeu, valoriza 1,03% para os 91,78.

Petróleo em alta

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo vai descer 6,5 cêntimos, mas gasolina não mexe na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião