12 grandes ‘unicórnios’ espanhóis representados em livro

  • Servimedia
  • 22 Setembro 2022

'Superfounders' é o nome do livro que recolhe a história dos empreendedores que criaram 12 grandes "unicórnios" em Espanha.

“Superfundadores dos grandes ‘unicórnios’ espanhóis”, de Manuel López Torrents e publicado pela LID Editorial, conta as histórias de superação e sucesso da elite empresarial que conseguiu levar as suas empresas ao mais alto nível, noticia a Servimedia.

Os últimos a chegar à categoria de ‘unicórnio’, no início do ano, foram a Febre, fundada por Pep Gómez em 2011; Domestika, fundada por Julio Cotorruelo e Tomy Pelluz, e Travelperk, com Javier Suárez e Avi Meir por trás. Nos últimos anos, a criação de startups em Espanha disparou, tornando-se uma terra de “unicórnios”, empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares.

Este livro conta muitas destas histórias, assim como as preocupações intelectuais, filosofia e peculiaridades de Javier Pérez-Tenessa e Mauricio Prieto, fundadores da eDreams, considerados a primeira empresa espanhola a fazer parte deste grupo exclusivo; Jesús e Fernando Encinar e César Oteiza, da Idealista; Meinrad Spenger, da Másmóvil; Felipe Navío, Juan Urdiales e Tabi Vicuña, da Jobandtalent; Juan de Antonio, da Cabify; Óscar Pierre e Sacha Michaud, da Glovo; Iker Marcaide, da Flywire; Pedro Castillo, da Devo, e Enric Asunción e Eduard Castañeda, da empresa de tecnologia Wallbox.

López Torrents indicou que “não existe algo fiável que garanta a cristalização de boas ideias em sucesso“, embora haja uma característica em comum entre todos estes empresários: “eles querem criar, eles têm vontade de fazer coisas“. “Eles são os nossos heróis atuais, que estão a puxar o mundo para a frente e a ajudá-lo a evoluir”, sublinhou ele.

Por sua vez, María Benjumea, fundadora e presidente da Cimeira Espanha StartUp-South, destacou três características chave de uma startup que a diferenciam de qualquer outro projeto: ter um projeto inovador, visar um crescimento rápido e fazê-lo globalmente. “É isto que define os doze ‘superfundadores’ incluídos neste livro”, disse ela.

Benjumea salientou também que “o rácio de empreendedorismo masculino/feminino continua a ser desanimador 80/20” e apelou a uma participação mais ativa das mulheres no empreendedorismo.

Em suma, ‘Superfundadores dos grandes unicórnios espanhóis’, faz uma viagem através do atual panorama das startups até chegar à sua projeção futura com uma análise das tendências e oportunidades nos diferentes mercados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

12 grandes ‘unicórnios’ espanhóis representados em livro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião