Furacão Ian: perdas vão encarecer seguros em 2023

  • ECO Seguros
  • 29 Setembro 2022

Os analistas do KBW estimam perdas da indústria seguradora e resseguradora relativas ao furacão Ian se situam na escala baixa de 30 mil milhões de dólares. A tempestade ainda decorre.

O banco de investimento Keefe, Bruyette & Woods (KBW) acredita que o enfraquecimento relativamente rápido do furacão sugere perdas seguradas de seguros e resseguros mais próximas do limite inferior (do que do superior) da faixa dos 32,5 mil milhões a 40 mil milhões de dólares, anteriormente estimada pelo KCC e RMS. Isto enquanto a tempestade ainda está em curso.

A seguradora de mercado residual da Florida, Citizens, relatou uma estimativa preliminar de um prejuízo na ordem dos 3,8 mil milhões de dólares. Os analistas indicam um nível semelhante de perdas globais, com base na quota de mercado da Citizens: 12-13%.

A estimativa da Citizens baseia-se atualmente em 225 mil sinistros, segundo o especialista meteorológico NWS, e tem em consideração as relações políticas da empresa nas áreas afetadas pelos furacões previstos.

A seguradora da Florida acrescentou que estas são estimativas preliminares e que podem mudar significativamente nos próximos dias e semanas.

Embora os números atuais da Citizens se alinhem com as estimativas preliminares da indústria, da KCC, note-se que estes números são de 27 de setembro. Após essa data, o furacão intensificou-se.

Uma das estimativas de perdas modeladas pelo KCC demonstrou a probabilidade de landfall (um ciclone tropical faz landfall quando o centro da tempestade atravessa a costa, é quando o olho se move sobre a terra) em Longboat Key, que resultariam em 30 mil milhões de dólares de perdas seguradas, devido ainda ao vento, com outros 2,5 mil milhões de dólares relativos a inundações. Um segundo cenário previa um landfall mais a sul, em Venice, e sugeria uma perda segurada de 17 mil milhões de dólares, devido aos danos causados pelo vento , e de 2 mil milhões de dólares devido a inundações.

O furacão deslocou-se, na verdade, mais para sul, para Cayo Costa, e trouxe ventos de cerca de 250 km/h que causaram inundações generalizadas, danos materiais, e cortes de energia.

Foram ainda relatadas extensas inundações em Orlando e Port Charlotte, deixando 2,5 milhões de residentes sem energia, e ondas de 3 a 5 metros perto de Fort Myers, com telhados hospitalares danificados – que apontam para perdas significativas – que deveriam reforçar a procura de resseguro, ao mesmo tempo que absorvem o capital ressegurador.

São esperados recálculos das estimativas de perdas, com relatos de que alguns especialistas em modelação de risco de catástrofe têm agora sugerido com potencial perda de mais de 50 mil milhões de dólares por resseguro, de acordo com a publicação especializada em riscos meteorológicos, Artemis.

Mesmo no nível mais baixo, de 30 mil milhões de dólares, os analistas KBW esperam que as perdas relativas ao furacão Ian aumentem a taxa de resseguro de 2023, relativo a catástrofes imobiliárias, e perturbem ainda mais o mercado de seguros imobiliários da Florida.

O National Hurricane Center espera que o fenómeno Ian – agora na categoria de tempestade tropical – se desloque para nordeste através do centro da Florida e para o Oceano Atlântico antes de virar para oeste e atingir a Carolina do Sul até sexta-feira à tarde.

O estado de emergência foi emitido na Geórgia, Virgínia, e em estados circundantes, já que os peritos advertem que os perigos do furacão Ian estão longe de ter terminado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Furacão Ian: perdas vão encarecer seguros em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião