Blinken confiante nas instituições eleitorais “fortes” brasileiras

  • Lusa
  • 30 Setembro 2022

Depois de Bolsonaro ter lançado dúvidas sobre se iria reconhecer uma eventual derrota, os EUA indicam que o Brasil tem instituições fortes e já o demonstraram "muitas vezes".

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse esta sexta-feira que tem confiança nas instituições eleitorais “fortes” do Brasil antes das eleições de domingo, nas quais o Presidente Jair Bolsonaro lançou dúvidas sobre se iria reconhecer uma eventual derrota.

“O Brasil tem instituições democráticas muito fortes, incluindo instituições eleitorais muito fortes. Demonstrou-o muitas vezes e esperamos que seja esse o caso nas eleições deste fim-de-semana“, disse Blinken durante uma conferência de imprensa em Washington.

As eleições presidenciais no Brasil têm a primeira volta marcada para 2 de outubro e a segunda, caso seja necessária, para 30 de outubro. Além do cargo de Presidente e vice-presidente, estão em jogo os governos dos 27 estados do país, a renovação completa da Câmara dos Deputados, a renovação parcial do Senado e das assembleias legislativas estaduais.

A estas presidenciais brasileiras concorrem 11 candidatos: Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes, Simone Tebet, Luís Felipe D’Ávila, Soraya Tronicke, Eymael, Padre Kelmon, Leonardo Pericles, Sofia Manzano e Vera Lúcia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Blinken confiante nas instituições eleitorais “fortes” brasileiras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião