ASF explicou produtos de poupança e o sucesso dos seguros financeiros

  • ECO Seguros
  • 6 Outubro 2022

Os unit linked descolaram nos últimos anos, mas outros instrumentos de poupança através de seguros de Vida reafirmaram-se no mercado. Veja aqui a melhor explicação para profissionais e segurados.

Em altura de transição de anos de baixas taxas de juro para um novo paradigma, a ASF, entidade reguladora, realizou uma conferência sobre seguros Unit Linked e outros instrumentos de poupança no âmbito dos setores segurador e dos fundos de pensões.

A conferência foi iniciada por Hugo Borginho, diretor do Departamento de Análise de Riscos e Solvência, apresentou o estudo “Evolução do segmento de produtos Unit-Linked e caracterização geral da oferta e da política de investimentos associada a estes produtos, no período 2020-2021”, dedicando uma especial atenção a estes seguros ligados a fundos de investimento, hoje enquadrados pelo conceito europeu de PRIIP (pacotes de produtos de investimento a retalho e produtos de investimento com base em seguros).

Rui Fidalgo, Hugo Borginho e Eduardo Farinha Pereira explicaram em 40 minutos o essencial do investimento em seguros.

Eduardo Farinha Pereira, Diretor do Departamento de Supervisão Comportamental, concluiu a conferência caracterizando as diferentes soluções de poupança existentes no mercado segurador e no mercado de fundos de pensões, sem esquecer também soluções mais transversais disponíveis no mercado nacional como os conhecidos Planos Poupança Reforma (PPR) e os Pan-European Personal Pension Products (PEPP), o novo produto de poupança para a reforma com aplicação em todos os países da União Europeia.

A sessão que tudo explica sobre a evolução dos produtos unit linked e sistematiza todos os instrumentos de poupança através de seguros pode ser vista aqui. Interessa a profissionais, mas também aos destinatários finais.

Organizada no quadro da Semana Mundial do Investidor (SMI), uma iniciativa global promovida pela IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores) com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da proteção dos investidores, a conferência abordou as características dos principais produtos existentes no âmbito dos setores sob supervisão da ASF, na perspetiva do investimento e da poupança, colocando o enfoque nas necessidades do consumidor de seguros e do consumidor de fundos de pensões.

A ASF participa na Semana Mundial do Investidor com o objetivo de promover a partilha de informação relevante sobre os produtos disponíveis no mercado, contribuindo assim para dotar os cidadãos das ferramentas necessárias para poderem tomar as suas decisões de investimento de forma consciente e informada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ASF explicou produtos de poupança e o sucesso dos seguros financeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião