+M

Público suspende jornalista Vítor Belanciano

  • + M
  • 10 Outubro 2022

A direção do Público suspendeu preventivamente e instaurou um processo disciplinar ao jornalista Vítor Belanciano. Em causa está a suspeita da prática, repetida, de plágio. 

A direção do Público suspendeu preventivamente e instaurou um processo disciplinar ao jornalista Vítor Belanciano. Em causa está a suspeita da prática, repetida, de plágio.

A suspensão do jornalista foi anunciada esta tarde, com uma nota da direção editorial publicada no site do jornal. “A Direção Editorial (DE) do PÚBLICO teve conhecimento neste fim de semana de novas situações que configuram a prática de plágio por um dos seus jornalistas. A mesma prática, com o mesmo jornalista, que tinha sido objeto de uma denúncia à DE e ao Provedor do Leitor, havia já sido reconhecida, lamentada e condenada. Em causa estava um texto publicado na edição de 18 de setembro, que plagiava de forma inequívoca um artigo do El País de 27 de julho“, escreve o Público. Este caso, denunciado por uma leitora, já tinha sido assumido pelo título como plágio.

“Esta crónica acusa um problema grave: o da repetição integral de partes de um artigo de Sergio C. Fanjul publicado no El País de 27 de julho”, pode ler-se junto ao artigo.

Agora, “as revelações do último fim de semana, com pelo menos dois outros casos fortemente indiciadores da prática de plágio, alteram a dimensão do problema. O que estava em causa, a possibilidade de um erro e o direito a uma segunda oportunidade, ficaram com esses novos casos irremediavelmente comprometidos. O que se acreditava ser uma falha deontológica incidental transformou-se num quadro de incumprimento reiterado dos deveres éticos de um jornalista”, prossegue o jornal liderado por Manuel Carvalho

“A suspeita de uma prática reiterada de plágio só se resolve com um indispensável processo para se apurarem todas as responsabilidades. E com um renovado pedido de desculpas aos nossos leitores por esta lamentável história ter acontecido nas páginas do nosso jornal”, conclui o Público.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Público suspende jornalista Vítor Belanciano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião