Gulbenkian lança 500 novas bolsas de mérito

O valor anual da bolsa a atribuir será de 2.000 euros para todos os alunos selecionados, valor que será reforçado com mais 2.000 euros, caso o aluno frequente um semestre no estrangeiro.

A Gulbenkian decidiu alargar o número de bolsas de de mérito de 85, número de bolsas atribuídas em 2021/22, para 500 novas bolsas este ano letivo, o que representa um aumento quase seis vezes superior ao ano anterior. A iniciativa implicará uma despesa anual de um milhão de euros para a Gulbenkian, enquanto a renovação das mesmas durante todo o percurso académico dos estudantes corresponderá a um apoio de cinco milhões de euros. O período de candidaturas decorre até 24 de outubro.

“As novas Bolsas Gulbenkian Mérito vêm reforçar os apoios atribuídos ao longo dos últimos anos a jovens de elevado potencial que se candidatam ao primeiro ano do ensino superior e que apresentam mais dificuldades económicas”, lê-se em comunicado.

“Serão elegíveis os alunos que tenham sido colocados numa instituição portuguesa de ensino superior, através do concurso nacional de acesso, com nota de entrada igual ou superior a 17 valores, rendimento familiar anual per capita até 12.000 euros e que apresentem comprovativo de candidatura à bolsa de ação social da Direção Geral do Ensino Superior (DGES).”

O valor anual da bolsa a atribuir será de 2.000 euros para todos os alunos selecionados, que será reforçado com um valor adicional único de 2.000 euros, caso o aluno frequente um semestre numa universidade no estrangeiro, no âmbito de um programa de mobilidade internacional.

“Este apoio suplementar permitirá aos estudantes o acesso a uma experiência relevante e enriquecedora para o seu percurso pessoal e de formação, que na maior parte dos casos não chega a realizar-se por falta de meios financeiros”, esclarece a fundação.

Com as Bolsas Gulbenkian de Mérito, a Fundação Gulbenkian procura continuar a potenciar o papel da educação e contribuir para uma maior equidade social, dando uma oportunidade aos alunos mais merecedores e fomentando o potencial impacto futuro destes bolseiros na sociedade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gulbenkian lança 500 novas bolsas de mérito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião