Idade média dos novos reformados subiu para 65 anos e meio em 2021

  • ECO
  • 13 Outubro 2022

Redução da esperança média de vida, verificada durante a pandemia, vai recuar idade média de reforma em 2023 e penalização para quem se reforma antecipadamente irá baixar.

A idade média dos novos reformados por velhice na Segurança Social subiu para 65 anos e meio em 2021, aumentando efetivamente dois anos nos últimos dez, num período onde as pensões antecipadas caíram 31%. A edição desta quinta-feira do Jornal de Negócios (acesso pago) avança que a idade média da reforma fica assim mais perto da idade legalmente exigida, com uma diferença de um ano.

Segundo o relatório sobre a sustentabilidade financeira da Segurança Social, a redução da esperança média de vida, verificada durante a pandemia, vai recuar a idade média de reforma no próximo ano para os 66 anos e quatro meses, face aos 66 anos e seis meses verificados em 2021. O aumento da mortalidade também diminuiu o corte do fator de sustentabilidade, aplicado em caso de reforma antecipada, com exceção dos casos onde a pessoa em questão tem uma carreira contributiva muito longa.

Neste sentido, a penalização para quem se reforma antecipadamente irá baixar, em especial no próximo ano, já que este corte irá passar dos 15,5% em 2021, para 14% em 2022. Por outro lado, a queda de 31% no número de pensões antecipadas em 2021 provocou também um recuo no total de pensões antecipadas na ordem dos 7,2%. A contribuir para esta quebra, esteve a redução das novas pensões antecipadas por flexibilização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Idade média dos novos reformados subiu para 65 anos e meio em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião