Portugal é o terceiro país da União Europeia com a população mais envelhecida

Em 2021, a idade média da população portuguesa situou-se nos 45,8 anos, apenas inferior à média etária registada em Itália e na Alemanha.

A União Europeia está a envelhecer. Em 2021, a idade média era de 44,1 anos, valor que compara com a média de 43,9 apurada no ano anterior. E em Portugal, o ritmo é acelerado. É já o terceiro país da UE onde a idade média da população é mais elevada. Em 2021, a idade média da população portuguesa situou-se nos 45,8 anos, apenas inferior à média etária registada em Itália e na Alemanha. Contrariamente, a Islândia é o país que regista a média etária mais baixa (36,7 anos), revelam os dados do Eurostat, divulgados esta quinta-feira.

Em 11 anos, a média das idades da população portuguesa avançou 4,6 anos, tendo vindo sempre a aumentar gradualmente de ano para ano.

Analisando a geografia nacional mais ao detalhe, o centro é região mais envelhecida, com uma idade média de 47,4 anos, especialmente o distrito do Alentejo (47,9 anos). Segue-se a região norte (46,1 anos), o Algarve (45,2 anos) e a Área Metropolitana de Lisboa (44,7 anos), sendo que nas duas últimas as médias já são, inclusive, inferiores à União Europeia.

Nos arquipélagos portugueses, a Madeira regista uma média de idades de 43,6, enquanto os Açores situam a sua média nos 40,6 anos.

Quase 11 anos separam Itália da Islândia

Apenas Itália e Alemanha apresentam um retrato da população mais envelhecido do que Portugal, com a idade média a situar-se nos 47,6 e 45,9 anos, respetivamente.

Em sentido oposto, Islândia, Chipre e Irlanda ocupam o pódio dos países cuja população é mais jovem, com médias de idades nos 36,7, 38 e 38,5 anos. Juntamente com o Luxemburgo são mesmo os únicos países da UE onde a média etária da população não toca sequer nos 40 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o terceiro país da União Europeia com a população mais envelhecida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião