UE exige “máxima transparência” ao Irão sobre incêndio em prisão de presos políticos

  • Lusa
  • 16 Outubro 2022

Um dia antes de a União Europeia dar "luz verde" a novas sanções contra Teerão, Josep Borrell questiona autoridades iranianas sobre incêndio na prisão de Evin, que alberga presos políticos.

O alto representante para a Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, exigiu este domingo ao chefe da diplomacia iraniana, Hosein Amir Abdolahian, “máxima transparência” relativamente ao incêndio e confrontos vividos no sábado na prisão de Evin, que alberga presos políticos.

O chefe da diplomacia europeia afirmou, numa mensagem partilhada na rede social Twitter, e citada pela agência Efe, que está a seguir as notícias relativas ao sucedido e assinalou que “as autoridades iranianas são responsáveis pelas vidas de todos os detidos, incluindo os defensores dos direitos humanos e cidadãos da UE [União Europeia]”.

“Transmiti as minhas mais sérias preocupações ao ministro dos Negócios Estrangeiros Abdolahian. Esperamos máxima transparência acerca da situação”, escreveu o responsável espanhol, previsivelmente um dia antes de os 27 Estados-membros da UE darem “luz verde” a novas sanções contra Teerão, devido à morte de Mahsa Amini e pela repressão contra os manifestantes que protestavam contra a sua detenção e falecimento.

Pelo menos quatro pessoas morreram e 61 ficaram feridas num incêndio e em confrontos que se viveram no sábado à noite na prisão de Evin, em Teerão. Segundo a versão oficial, presos comuns pegaram fogo ao armazém de roupa, o que provocou o fogo e choques entre presos e funcionários do estabelecimento prisional.

A temida prisão de Evin, situada no oeste de Teerão, alberga presos políticos, estrangeiros e jornalistas numa área de 40 hectares, e foi denunciada por grupos de direitos humanos devido às suas más condições e supostas torturas.

Entre os reclusos encontram-se o irano-britânico Morad Tahbaz, o irano-americano Emad Shargi, a irano-francesa Fariba Adelkhah, o realizador de cinema Jafar Panahi ou o ativista opositor do regime Arash Sadeghi.

Alguns dos detidos, como a jornalista Niloufar Hamedi, o irano-americano Siamak Namazi ou o ativista Hossein Shanbezadeh informaram as suas famílias que não sofreram ferimentos na sequência do incêndio.

Segundo as autoridades iranianas, os quatro mortos tinham sido condenados por roubo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE exige “máxima transparência” ao Irão sobre incêndio em prisão de presos políticos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião