Alemanha prolonga atividade de três centrais nucleares até abril de 2023

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Outubro 2022

Ao invés de encerrar as centrais nucleares ainda em funcionamento no país até ao fim de 2022, o Governo alemão vai criar base legal para as manter até abril do próximo ano.

Depois de, no domingo, se ter reunido com os membros da sua coligação governativa para resolver a ‘disputa’ sobre o funcionamento das três centrais nucleares da Alemanha, o chanceler Olaf Scholz anunciou esta segunda-feira que será criada a “base jurídica” necessária para manter as centrais em funcionamento pelo menos até meados de abril do próximo ano, de forma a fazer frente à crise energética que atinge o país e toda a Europa.

A base jurídica será criada para permitir o funcionamento das centrais nucleares Isar 2, Neckarwestheim 2 e Emsland para além de 31 de dezembro de 2022, até 15 de abril de 2023“, disse o chanceler alemão, em comunicado citado pela agência France Presse.

Na passada sexta-feira, os Verdes, que fazem parte do Governo de coligação com o SPD e o FDP, tinham concordado em manter em atividade apenas duas das três centrais nucleares até 15 de abril.

Porém, o partido queria encerrar até ao final do ano a central de Emsland, no noroeste da Alemanha, alegando que não aceitaria a compra de novos elementos de energia nuclear, que seriam necessários para manter essa central em reserva.

Já os liberais do FDP desejavam manter as três centrais abertas até 2024, ao mesmo tempo que defendem a reativação das centrais que já tinham sido encerradas.

“Trata-se de um prolongamento temporário da vida útil. Não queremos um renascimento nuclear“, disse o secretário-geral do FDP, Bijan Djir-Sarai, à emissora alemã ARD. “Para nós, é importante que o foco seja nas energias renováveis”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha prolonga atividade de três centrais nucleares até abril de 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião