Casalinho regressa ao BPI para liderar área da sustentabilidade

Depois de uma década no IGCP, Cristina Casalinho regressa ao BPI como diretora executiva de Sustentabilidade, com o objetivo apoiar a transição sustentável de empresas e famílias.

Depois de uma década à frente do IGCP, Cristina Casalinho regressou ao BPI para liderar a área de sustentabilidade do banco. “Estou particularmente entusiasmada com o desafio”, diz a antiga gestora da dívida pública, que vai agora apoiar a transição sustentável de empresas e famílias.

Casalinho foi economista-chefe do BPI até 2012, de onde saiu para o IGCP, tendo sido responsável pelo regresso de Portugal aos mercados de dívida, depois do pedido de ajuda em 2011. Deixou a presidência da agência pública no verão passado e agora regressa à sua casa para liderar uma área que se tornou prioritária para o setor financeiro. Inicia funções no dia 1 de novembro.

“Os bancos, pela centralidade no funcionamento das economias, desempenham um papel preponderante na promoção e adoção da sustentabilidade, pelos compromissos em termos e transparência no reporte de atividades, mas também no que respeita à oferta de produtos e soluções, ou em termos de decisões de investimento e financiamento. O banco está bem posicionado para constituir-se como uma referência em banca responsável, um propósito alinhado com o posicionamento do Grupo Caixabank“, diz Casalinho, que foi recentemente nomeada administradora não executiva da Fundação Calouste Gulbenkian, citada em comunicado.

O BPI tem como objetivo alcançar mais quatro mil milhões de euros em volume de negócios sustentável até 2024, segundo o Plano Diretor de Sustentabilidade que acabou de aprovar.

O banco liderado por João Pedro Oliveira e Costa pretende mobilizar dois mil milhões de euros em financiamento sustentável para empresas e particulares e gerar um volume de negócios de dois mil milhões de euros em fundos e seguros, desenhados de acordo com critérios de sustentabilidade.

Licenciada em Economia, pela Faculdade de Economia e Ciências Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, Cristina Casalinho possui também um mestrado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casalinho regressa ao BPI para liderar área da sustentabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião