Mais de 4.300 investidores emprestam 70 milhões à Mota-Engil

Construtora portuguesa obteve um financiamento de 70 milhões de euros de mais de 4.300 investidores para financiar expansão internacional e alongar maturidade da dívida.

Gonçalo Moura Martins, CEO da Mota-Engil, toca o sino da bolsa de Lisboa.Euronext Lisbon

Mais de 4.300 investidores participaram no empréstimo obrigacionista sustentável no valor de 70 milhões de euros da Mota-Engil EGL 2,73% , de acordo com os resultados da operação divulgados esta terça-feira pela Euronext.

É uma operação que nos “dá mais responsabilidade perante os novos investidores”, sendo “um sinal da confiança do mercado na marca e no trajeto da empresa”, disse Gonçalo Moura Martins, CEO da Mota-Engil, na apresentação dos resultados da emissão.

Emitir dívida sustentável “vai ser uma auto-obrigação para o futuro para a Mota-Engil“, acrescentou o responsável, dizendo que “cumprir critérios de sustentabilidade é uma prioridade da empresa”. Moura Martins lembrou que a empresa tem “uma gestão dos custos muito eclética e muito oportunística”. “Temos fontes de financiamento mais baratas, vamos fazendo essa gestão em função dos momentos do mercado”, explicou o gestor.

A procura válida superou os 93 milhões de euros, ficando 1,34 vezes acima do pretendido pela construtora nacional, adianta a operadora da bolsa portuguesa. O dinheiro obtido nesta operação visa, entre outros, financiar a atividade corrente e de expansão internacional e alongar a maturidade da dívida da empresa liderada por Gonçalo Moura Martins.

Em causa estavam duas ofertas que decorreram em simultâneo nas últimas semanas: uma oferta de subscrição de novos títulos ligados a indicadores de sustentabilidade com uma taxa de juro de 5,75% e maturidade em 2027 e uma oferta de troca de obrigações que venciam este ano por estes novos títulos.

Em relação à oferta de subscrição, com a procura a atingir os 79 milhões de euros, quase 3.600 investidores compraram um total de 55,15 milhões de euros em obrigações. Já outros 716 investidores decidiram trocar as obrigações antigas por estes novos títulos (acrescidos de um prémio de 2,375 euros por obrigação e juros corridos de 8,875 euros), num total de 14,85 milhões de euros.

Por se tratar de um financiamento associado a fatores de sustentabilidade, a Mota-Engil comprometeu-se a melhorar o desempenho de sustentabilidade até 2026 e, caso não cumpra o objetivo, vai pagar uma remuneração adicional de 1,25 euros por obrigação na data de reembolso final do empréstimo.

Qual é o indicador relevante? Diminuir o índice de acidentes de trabalho, de 4,55 em 31 de dezembro de 2021 para 2,76 em 31 de dezembro de 2026.

A operaçãoque inicialmente visava um financiamento de 50 milhõesteve um custo de mais de 2,4 milhões de euros para a Mota-Engil, entre impostos e encargos com os bancos, marketing e outras comissões, pelo que a construtora obteve 67,6 milhões de euros líquidos com esta transação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 4.300 investidores emprestam 70 milhões à Mota-Engil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião