Putin declara lei marcial nas regiões ucranianas ocupadas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhia

Vladimir Putin declarou a lei marcial nas regiões ucranianas ocupadas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhia. Anúncio surge em intervenção no Conselho de Segurança da Federação Russa.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou esta quarta-feira a lei marcial nas quatro regiões ucranianas anexadas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhia, anunciou no final de um encontro com o Conselho de Segurança. A notícia é avançada pela Reuters.

Numa intervenção no Conselho de Segurança da Federação Russa, Vladimir Putin deu instruções ao Governo para que constitua um comité de coordenação, sob a liderança do primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, para reforçar os esforços da Rússia na Ucrânia.

O objetivo é dar novo fôlego ao lado russo, em concertação com diferentes regiões do país, na guerra que resultou da invasão à Ucrânia desencadeada por Moscovo em fevereiro. A ocupação dos quatro territórios ucranianos não é reconhecida pela Ucrânia nem pelos aliados ocidentais.

A lei marcial permite a transferência dos poderes de administração civil para as forças militares, ficando a formulação e aplicação das leis a cargo do exército.

Vladimir Putin alega que as medidas anunciadas se destinam a aumentar a estabilidade da economia, indústria e produção, em apoio daquilo a que tem chamado de “operação militar especial”.

O anúncio surge no seguimento dos avisos lançados pelas autoridades russas na cidade ucraniana de Kherson. Na manhã desta quarta-feira, as autoridades russas alertaram para uma iminente ofensiva ucraniana na região e instaram os civis a abandonar a cidade.

(Notícia atualizada às 13h53)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Putin declara lei marcial nas regiões ucranianas ocupadas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião