Portugal é o país na Europa com maior excedente orçamental

As contas de Portugal apresentam um excedente orçamental de 3% do PIB no segundo trimestre. Este valor compara com um défice de 1,8% do PIB da média dos países da União Europeia.

Portugal é um dos poucos “bons alunos” da União Europeia. De acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat, Portugal fechou as contas do segundo trimestre do ano com um excedente orçamental equivalente a 3% do PIB. Em contrapartida, os países da União Europeia apresentaram um défice médio de 1,8% do PIB.

O excedente orçamental registado no segundo trimestre por Portugal compara com um défice de 4,5% registado no final do segundo trimestre de 2021 e com um défice de 9,8% no segundo trimestre de 2020.

No espaço de dois anos, Portugal deixou de ser o oitavo país da zona euro com o maior défice orçamental para se tornar no país do espaço da moeda única com o maior excedente orçamental.

O resultado apresentado hoje por Portugal tem sido construído pelo governo desde o segundo trimestre de 2020, quando as contas públicas afundaram para um défice orçamental histórico de 9,8% do PIB. Desde então, o défice do saldo orçamental tem vindo a perder dimensão, alcançando no primeiro trimestre um saldo positivo de 1% do PIB e agora 3% do PIB.

No espaço de dois anos, Portugal deixou de ser o oitavo país da zona euro com o maior défice orçamental para se tornar no país do espaço da moeda única com o maior excedente orçamental.

Na União Europeia, a maioria dos países registou um decréscimo do défice orçamental entre o primeiro e o segundo trimestre, passando de um valor equivalente a 2,3% do PIB para 1,8%. O Eurostat revela que o rácio défice/PIB diminui neste período devido a aumentos mais fortes das receitas totais em comparação com as despesas totais.

Os resultados apresentados pelo Eurostat revelam ainda que praticamente todos os países da União Europeia apresentam um défice inferior a 3% do PIB, respeitando assim um dos elementos do Procedimento por Défice Excessivo no âmbito do Pacto de Estabilidade e Crescimento. As exceções são a Letónia (-3,2%), Bulgária (-3,3%), Eslováquia (-3,4%), Hungria (-3,4%), França (3,9%), Bélgica (-4%), Espanha (-4,2) e Malta (-6,6%).

Mudança de paradigma orçamental

Portugal destaca-se entre os países da União Europeia com a maior transformação do seu saldo orçamental no espaço dos últimos dois anos.

Fonte: Eurostat.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é o país na Europa com maior excedente orçamental

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião