Banco do BCP na Polónia com prejuízo de 270,5 milhões até setembro

Perdas justificam-se, sobretudo, com o "reconhecimento antecipado dos custos relacionados com as moratórias de crédito" que afetaram os bancos polacos em julho.

O Bank Millennium, detido na maioria pelo BCP, teve um prejuízo de 270,5 milhões de euros até setembro. De acordo com um comunicado enviado esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), estas perdas justificam-se, sobretudo, com o “reconhecimento antecipado dos custos relacionados com as moratórias de crédito” que afetaram os bancos polacos em julho.

No terceiro trimestre, o resultado líquido foi de -214,3 milhões de euros, subindo para -270,5 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, refere o documento. O resultado até setembro compara com o prejuízo de 181,2 milhões de euros registado no mesmo período de 2021.

“Este nível de perdas trimestrais deveu-se, sobretudo, ao reconhecimento antecipado dos custos relacionados com as moratórias de crédito (304,6 milhões de euros antes de impostos e 246,8 milhões de euros após impostos) que afetaram os bancos polacos em julho”, explica o BCP.

Excluindo estes custos, o Grupo Bank Millennium apresentaria um lucro líquido de 32,5 milhões de euros (incluindo a contribuição para o setor bancário no valor de 14,6 milhões de euros), “apesar de incorrer em custos elevados relacionados com créditos hipotecários denominados em francos suíços, bem como de outros itens extraordinários com impacto negativo no trimestre”.

O BCP afirma que este foi o segundo trimestre consecutivo em que os resultados do negócio core mais do que compensaram os custos relacionados com o risco legal dos créditos denominados em zlótis. “Tal como em períodos de reporte mais recentes, os custos relacionados com a carteira de créditos hipotecários denominados em francos suíços permaneceram elevados e continuaram a ser o principal condicionante do negócio core“.

A margem financeira aumentou 75,3% face a 2021 e 7,8% no trimestre, “refletindo o aumento das taxas de juros ocorrido desde outubro de 2021”, refere o comunicado. As comissões líquidas diminuíram 1,5% em termos homólogos e 13% no trimestre.

Os custos operacionais aumentaram 34,5% face a 2021 e caíram 31,8% no trimestre, “principalmente devido ao aumento das contribuições obrigatórias e à contribuição para o esquema de proteção institucional”. A receita operacional total aumentou 48,1% em termos homólogos e 5,1% no trimestre.

O Bank Millennium registava 2,9 milhões de clientes ativos em setembro, um aumento de 50 mil no trimestre e de 190 mil no ano. Os depósitos de retalho aumentaram 3% no ano, enquanto os empréstimos de retalho cresceram 1% em termos homólogos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco do BCP na Polónia com prejuízo de 270,5 milhões até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião