Rishi Sunak vai ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido. “Agora precisamos de estabilidade e unidade”, afirmou

  • e Joana Abrantes Gomes
  • 24 Outubro 2022

Rishi Sunak foi confirmado como o novo primeiro-ministro britânico após Penny Mordaunt desistir da candidatura. "É o maior privilégio da minha vida", disse, na sua primeira declaração aos jornalistas.

Rishi Sunak foi confirmado como o novo primeiro-ministro do Reino Unido, após Penny Mordaunt desistir da candidatura. Esta nomeação acontece depois de Liz Truss ter anunciado a sua demissão ao fim de 44 dias como primeira-ministra, naquele que foi o mandato mais curto do país.

Numa publicação no Twitter, Penny Mordaunt não explicou os motivos da sua desistência, desconhecendo-se se terá conseguido as 100 assinaturas necessárias para submeter a candidatura à liderança do Partido Conservador. Ao invés disso, afirmou apenas: “Os colegas sentem que precisamos de certezas hoje”. O jornal britânico The Telegraph escreve, no entanto, que Mordaunt terá conseguido apenas 96 assinaturas.

Com esta desistência, Rishi Sunak é, assim, confirmado como o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, uma vez que foi a única candidatura. O outro potencial candidato, Boris Johnson, já tinha desistido da corrida no domingo à noite.

David Cameron já parabenizou Rishi Sunak. Numa publicação no Twitter, o ex-primeiro-ministro diz que estes são “tempos desafiantes” para o Reino Unido e que previu “há uma década que os conservadores escolheriam um primeiro-ministro indiano britânico”. “Desejo a Rishi o melhor, ele tem o meu apoio de todo o coração”, lê-se.

Jake Berry, presidente do Partido Conservador, divulgou uma declaração sobre a eleição de Rishi Sunak como líder conservador. “Agora é hora de todo o partido se unir (…), enquanto ele [Sunak] continua com o trabalho vital de enfrentar os desafios que enfrentamos como país. O tempo para os debates internos acabou e, sob a liderança de Rishi Sunak, sei que podemos e vamos cumprir as prioridades do povo britânico“.

“Agora precisamos de estabilidade e unidade”, afirma Sunak

Na sua primeira declaração à imprensa enquanto primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak começou por agradecer à sua antecessora, Liz Truss, que considera que governou “sob circunstâncias particularmente difíceis no país e no mundo”.

Afirmando que a sua maior prioridade como chefe do Governo britânico será a “estabilidade e a unidade”, Sunak prometeu servir o país “com integridade e humildade”. “Irei trabalhar todo o dia para cumprir em nome do povo britânico”, disse.

É o maior privilégio da minha vida ser capaz de servir o partido e devolver ao país, a quem tanto devo“, afirmou, ressalvando, no entanto, que “não há qualquer dúvida” que o Reino Unido enfrenta “desafios profundos a nível económico”.

(Notícia atualizada pela última vez às 16h30 com as declarações de Rishi Sunak)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rishi Sunak vai ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido. “Agora precisamos de estabilidade e unidade”, afirmou

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião