Autarcas do Baixo Alentejo reivindicam do Governo dinamização do aeroporto

  • Lusa
  • 26 Outubro 2022

Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo reivindica, junto do governo, a necessidade de dinamizar o aeroporto da região na vertente de passageiros.

“Fomos transmitir ao Governo a vontade que a ANA – Aeroportos de Portugal e a Vinci têm de investir no Aeroporto [de Beja] e perceber se o Governo está alinhado com esse tipo de desenvolvimento” para a infraestrutura, afirmou à agência Lusa o presidente da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), António Bota. A comunidade reivindicou, junto do governo, a necessidade de dinamizar o aeroporto da região na vertente de passageiros.

Uma comitiva da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo reuniu-se, na terça-feira, em Lisboa, com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes.

A reunião entre representantes da CIMBAL e o Governo surgiu depois de, em setembro, os autarcas terem reunido em Beja com responsáveis pela ANA e pela Vinci, onde avaliaram “a situação atual e perspetivas futuras” do Aeroporto de Beja e acertaram ações conjuntas para a sua “promoção e dinamização”.

Para o também presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, o Aeroporto de Beja tem de ser como as restantes infraestruturas do género e, nesse âmbito, “conseguir negociar e convencer companhias aéreas a ir” para a região. “Temos de conseguir que as companhias aéreas, a ANA, a Vinci e a Força Aérea se entendam, para termos slots para certas horas do dia, que têm de estar sempre disponíveis para a aviação civil. É um trabalho que temos de estimular”, destacou.

A par disso, o presidente da CIMBAL – que reúne 13 dos 14 municípios do distrito de Beja -, defendeu a possibilidade de “negociar” para o aeroporto alentejano “um fundo de apoio para estas companhias aéreas”, através do Turismo de Portugal, tal como existe “para os Açores ou para a Madeira”. Aliás, reforçou o autarca: “Não podemos simplesmente deixar as coisas acontecer, temos de ir atrás dessas coisas”.

O edil foi ainda informado, durante a reunião com os governantes, do concurso público que será lançado, “já no próximo ano”, para “alargamento e melhoria” do Itinerário Principal 8 (IP8), “que vai permitir uma acessibilidade maior ao Aeroporto de Beja”.

Já sobre a linha férrea entre Casa Branca a Beja, António Bota revelou à Lusa que está a ser feito um estudo prévio “para perceber os custos e o que se pode fazer” nesta ligação. Ainda em matéria de transporte ferroviário, o presidente da CIMBAL defendeu, junto do Governo, que sejam criadas ligações “entre todas as capitais de distrito”. Mais, reiterou António Bota: “Será fundamental para os nossos filhos e netos terem ligações rápidas, para que possam trabalhar nas capitais de distrito ou viver numa zona e trabalhar noutra. A ligação por ferrovia entre as capitais de distrito é uma realidade que tem de acontecer”.

Durante a reunião com Pedro Nuno Santos, a comitiva da CIMBAL apelou ainda ao investimento na região nas redes de telecomunicações 4G e 5G, para que o distrito não fique para trás “na transição digital”.

“Não podemos permitir que o nosso distrito fique atrás de outros distritos, porque, senão, os nossos jovens não vão querer trabalhar cá e as empresas não vão querer estar cá”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autarcas do Baixo Alentejo reivindicam do Governo dinamização do aeroporto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião