Combustíveis voltam a descer. Gasóleo fica 2 cêntimos mais barato e gasolina 1,5 cêntimos na próxima semana

Na próxima semana, deverá passar a pagar 1,933 euros por litro de gasóleo simples e 1,820 euros por litro de gasolina simples 95.

Para a semana vai voltar a ter uma surpresa agradável quando for abastecer o seu carro, já que os combustíveis vão ficar mais baratos. O litro de gasóleo deverá descer dois cêntimos e o de gasóleo 1,5 cêntimos, avançou ao ECO fonte do mercado.

Assim, deverá passar a pagar 1,933 euros por litro de gasóleo simples e 1,820 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras. Os preços ainda podem sofrer um ajustamento, não só para ter em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes valores incorporam os descontos aplicados no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). Em outubro o Governo decidiu reduzir o desconto em 4,4 cêntimos na gasolina e 0,1 cêntimos no gasóleo, porque os preços dos combustíveis estavam a começar a abrandar. Este mês foi caracterizado por subidas relevantes — 21,7 cêntimos no caso do gasóleo e 19,8 cêntimos no caso da gasolina — mas agora caminha-se para duas semanas de quedas. A nova revisão dos apoios só acontecerá em novembro e resultará da aplicação da fórmula criada pelo Executivo.

Esta semana os preços dos combustíveis acabaram por descer, mas não tanto como antecipado. O gasóleo praticamente não mexeu (desceu 0,1 cêntimo) e a gasolina desceu 5,1 cêntimos e não seis cêntimos como era esperado.

Esta sexta-feira os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, seguem a cair 0,55% para os 96,43 dólares por barril, sendo que já chegaram a cair 1,3% para os 95,7 dólares, mas os analistas antecipam que esta seja a quarta semana de subida dos preços do ouro negro e que o barril permaneça em torno da fasquia dos 100 dólares nos próximos meses.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis voltam a descer. Gasóleo fica 2 cêntimos mais barato e gasolina 1,5 cêntimos na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião