Consumo de eletricidade aumenta 11% e o de gás diminui 16% em agosto

Em agosto, o consumo de eletricidade aumentou 11% quando comparado com o ano passado, ao passo que o do gás diminuiu 16%. EDP Comercial e Galp mantiveram liderança de mercado, respetivamente.

O consumo de eletricidade acelerou 11,4% em agosto quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. De acordo com o boletim do mercado liberalizado da eletricidade, divulgado esta sexta-feira, o consumo ascendeu aos 4.570 gigawatts-hora (GWh), ainda que, quando comparado com o mês anterior se tenha verificado um abrandamento na ordem dos 8,7%.

Em sentido contrário, o consumo de gás abrandou 16,8% quando comparado com agosto de 2021, tendo também diminuído 1% em comparação a julho de 2022 para 2.727 GWh, revela o boletim do mercado liberalizado da eletricidade.

Olhando para o boletim referente ao gás, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos revela que o mercado livre alcançou um número acumulado de mais de 1,3 milhões de clientes em agosto, com um crescimento líquido de cerca de 200 clientes face a julho.

Em termos de quota de mercado, a Galp manteve a posição como principal operador no mercado livre em consumo (49,7%), enquanto a EDP Comercial manteve a posição de liderança em número de clientes (48,6%), apesar da quebra registada desde agosto de 2020.

Já no boletim referente à eletricidade, o regulador informa que o mercado livre alcançou um número acumulado de cerca de 5,5 milhões de clientes, em agosto, com uma redução líquida de cerca de 8.150 clientes face a julho de 2022, mas um crescimento de aproximadamente 1% face ao mesmo mês do ano passado.

Relativamente à quota de mercado, a EDP Comercial manteve a posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (72,6%) e em consumo (42,2%), tendo perdido 0,2 pontos percentuais em número de clientes comparativamente a julho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo de eletricidade aumenta 11% e o de gás diminui 16% em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião