Aon: “79% dos líderes empresariais esperam uma recessão este ano, mas apenas 35% estão preparados”

  • ECO Seguros
  • 30 Outubro 2022

De acordo com o estudo da Aon, "Tomar Melhores Decisões em Tempos de Incerteza" é a chave para navegar e ter sucesso em tempos altamente voláteis e de incerteza económica.

A corretora de seguros e resseguros Aon divulgou os resultados do seu Estudo de Risco Executivo de 2022, “Tomar Melhores Decisões em Tempos de Incerteza”, que concluiu que os líderes que tomam melhores decisões sobre riscos estão mais preparados para navegar e ter sucesso durante tempos altamente voláteis e de incerteza económica.

Greg Case, Diretor Executivo da Aon: “os líderes preparados para enfrentar os desafios económicos adotam riscos calculados como motor de crescimento”.

A pesquisa da Aon envolveu a realização de 800 entrevistas com executivos C-Suite e quadros superiores em empresas com mais de 500 colaboradores. O inquérito focou-se nos atributos que distinguem os líderes preparados para uma recessão, e a forma com podem tomar decisões que posicionem as suas empresas para o crescimento nesses momentos cruciais.
79% dos líderes empresariais esperam uma recessão este ano, mas apenas 35% se declaram “muito bem preparados” para essa possibilidade.

Greg Case, Diretor Executivo da Aon, comentou, sobre os resultados do estudo: “Líderes fortes e preparados são essenciais para proteger a resiliência de uma organização e encontrar oportunidades de crescimento face a uma volatilidade acrescida“. Esclareceu ainda que “o relatório deste ano revela que os líderes preparados para enfrentar os desafios económicos adotam riscos calculados como motor de crescimento“.

O estudo da corretora aferiu que os líderes empresariais preparados para uma recessão partilham quatro atitudes fundamentais: adotam riscos, estão alerta em relação à análise e aconselhamento de intervenientes internos e externos, compreendem que o risco está interligado e não travam investimentos ou ignoram riscos a longo prazo.

Greg Case disse que “o risco climático não é uma probabilidade, é uma certeza. O clima rigoroso está a tornar-se cada vez mais uma parte da vida quotidiana. Este estudo demonstra que, embora a mudança climática seja um dos nossos maiores desafios, é também uma das nossas maiores oportunidades”.

O líder apontou ainda que “mais empresas estão a olhar para os desafios causados pelas alterações climáticas para além da conformidade regulamentar e da gestão da reputação e estão a investigar os riscos relacionados onde o impacto é imediato e mensurável: interrupção do negócio, escassez de material, problemas da cadeia de fornecimento e danos à reputação”. E concluiu que “os líderes que investem mais tempo e recursos nos desafios estão mais preparados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aon: “79% dos líderes empresariais esperam uma recessão este ano, mas apenas 35% estão preparados”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião