Dubai Aerospace processa 11 seguradoras por jatos bloqueados na Rússia

  • ECO Seguros
  • 1 Novembro 2022

A empresa de aluguer de aeronaves Dubai Aerospace Enterprise (DAE) instaurou um processo em Londres contra 11 seguradoras, incluindo Lloyd's of London, AIG, Chubb e Swiss Re.

A empresa de aluguer de aeronaves Dubai Aerospace Enterprise (DAE) instaurou um processo, em Londres, contra 11 seguradoras, incluindo a Lloyd’s of London, AIG, Chubb e Swiss Re, dois meses após ter perdido quase 600 milhões de dólares devido a 19 aeronaves presas na Rússia.

O Tribunal Superior também cita a Fidelis Insurance Ireland, HDI Global Speciality, Abu Dhabi National Insurance Company, Great Lakes Insurance, Global Aerospace Underwriting Managers, Starr Europe Insurance e Axis Speciality Europe.

Um porta-voz da Lloyd’s disse que a seguradora “não tem liberdade para partilhar informações sobre qualquer sinistro, apólice ou tomador de seguro específico”. A Munich Re, ascendente da Great Lakes, a AIG e a Swiss Re recusaram-se a comentar. As outras seguradoras e a DAE não responderam aos pedidos de comentários por parte da Reuters.

Mas os proprietários garantem avançar com um processo contra as seguradoras, alegando que perderam o controlo de mais de 400 aviões alugados no valor de quase 10 mil milhões de dólares. Isto ocorreu depois de o ocidente ter sancionado a Rússia devido à guerra na Ucrânia e Moscovo, o que bloqueou a partida dos jatos.

A queixa foi apresentada em Londres quatro meses depois de a AerCap, a maior empresa de aluguer de aviões do mundo, ter também instaurado um processo contra seguros no valor de 3,5 mil milhões de dólares, pelos seus mais de 100 jatos apreendidos na Rússia.

A DAE, que, em agosto, afirmou ter amortizado 576,5 milhões de dólares pelos seus aviões, afirmou, nas suas declarações de resultados semestrais, que não tinha “nenhuma forma de determinar se estes aviões irão ser devolvidos no futuro”.

“O grupo tem seguro em relação às aeronaves em questão, ao abrigo de várias apólices de seguro, e foram apresentadas reclamações de seguro para recuperar montantes devidos ao abrigo das apólices”, acrescentou.

Os pormenores da reclamação, que foi apresentada na semana passada, ainda não estão disponíveis publicamente.

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