Swiss Re prevê “ajustamento radical” de preços em janeiro

  • ECO Seguros
  • 1 Novembro 2022

O CFO da Swiss Re esclareceu como a resseguradora está a reagir à dinâmica de oferta e procura do mercado e o que os clientes podem esperar da época de renovaçoes, em janeiro de 2023.

A Swiss Re prevê um “ajustamento radical” dos preços na época de renovação, que arranca a 1 de janeiro de 2023, de acordo com declarações do Diretor Financeiro (CFO) John Dacey.

Após o anúncio dos resultados da empresa, na passada sexta-feira, o CFO da Swiss Re esclareceu como a resseguradora está a reagir à dinâmica de oferta e procura do mercado e alertou para o que os clientes podem esperar da época de renovação de 2023.

Dacey alerta para “um desequilíbrio no mercado nos resseguros, em geral, e no ramo de catástrofes naturais, especificamente”. O líder apontou que “é evidente que, entre outros fatores, a inflação aumentou o valor dos ativos em todo o mundo, elevou a quantidade de proteção exigida pelos proprietários de ativos de empresas primárias e exacerbou a quantidade de riscos que as empresas primárias gostariam de ressegurar”.

Para a Swiss Re, isto não significa necessariamente que a resseguradora irá aumentar a sua própria exposição, disse John Dacey. Mesmo apesar das oportunidades.

Seremos participantes empenhados neste espaço à medida que avançamos“, disse o CFO. E continuou: “Trabalharemos com clientes que estejam dispostos a reconhecer os riscos subjacentes e os preços adequados. Mas eu esperaria um aumento material nos preços e um aumento material nas retenções de risco por parte das empresas primárias à medida que avançamos”.

John Dacey prosseguiu: “Penso que é claro para todos que não esperaríamos apenas, mas que exigiríamos melhores retornos sobre o negócio que subscrevemos e, portanto, as discussões com os nossos clientes são, de certa forma, reflexo dessa realidade. É um assunto suscetível de deixar algumas pessoas insatisfeitas com o aumento de preços que acreditamos ser apropriada neste momento”.

Sobre as renovações de resseguros em janeiro de 2023, Dacey disse que é importante considerar o cenário atual: “o que inclui não só o cansaço, mas também a frustração do capital de terceiros no mercado de ILS. O que inclui uma redução da capacidade pré-Ian anunciada por um número de participantes de resseguro no espaço nat cat. Reflete um aumento geral do valor dos ativos e um aumento da procura por parte das empresas primárias para obter cobertura”.

O líder descreveu ainda as condições: “Temos um desequilíbrio clássico entre a oferta e a procura. A 1 de janeiro e a minha expectativa é que os preços não irão demonstrar algum tipo de ajustamento evolutivo, mas sim um ajustamento bastante radical para refletir o risco que está a ser transferido sobre estes eventos”, explicou.

A terminar, John Daley acrescentou: “Pensamos ter uma boa visão do que é um preço apropriado e estamos em discussões com os clientes para nos certificarmos de que eles compreendem os nossos modelos de aumento das expectativas de custos de perda, mas também as margens que esperamos ao entrar em 2023”.

As margens de lucro, retorno positivo do capital aplicado, estão a tornar-se críticas no resseguro de catástrofes naturais. Os subscritores necessitam cobrir os seus custos de perdas, custo do capital, despesas e uma margem para os seus fornecedores de capital, ao longo do ciclo e a longo prazo.

A Swiss Re reportou prejuízos líquidos de 285 milhões de dólares para os primeiros nove meses de 2022, impulsionados por prejuízos no terceiro trimestre de 442 milhões de dólares em resultado de resultados de investimentos mais baixos e de pedidos de indemnização por catástrofes naturais.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Swiss Re prevê “ajustamento radical” de preços em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião