Allianz impulsiona reclamações digitais

  • ECO Seguros
  • 2 Novembro 2022

A Allianz quer ser pioneira no processamento de reclamações. A Allianz Direct promete, no futuro, analisar as condições de sinistros de veículos em até 60 segundos. Recorre à inteligência artificial.

No futuro, a seguradora digital alemã Allianz Direct poderá comunicar reclamações e determinar o montante relacionado com perdas em questões de segundos. Desde outubro de 2021 que várias companhias têm já recorrido à inteligência artificial (IA) para o processamento de reclamações de seguros automóvel.

Philipp Kroetz, CEO da Allianz Direct: “o futuro da deteção e investigação de sinistros é digital, descomplicado, intuitivo e rápido”.

O processamento completo de avaliação de danos a veículos motorizados será mapeado em 60 segundos. Os clientes comunicam os danos em apenas alguns passos, que incluem o upload de fotografias, e recebem uma avaliação precisa. Com base nas informações, é determinada uma estimativa de custos de reparação. No caso de danos até 2 mil euros, o montante referente às perdas é transferido de imediato. Caso o sinistro exceda o limite, os segurados podem ainda escolher um mecânico parceiro.

A tecnologia da Allianz Direct foi criada em cooperação com a unidade “Utility for Claims” da Allianz SE e a ControlExpert. O software deve ser utilizado principalmente para danos simples. Com base nas perdas fotografadas pelo cliente, a IA calcula os custos de reparação.

Segundo Philipp Kroetz, CEO da Allianz Direct,“o futuro da deteção e investigação de sinistros é digital, descomplicado, intuitivo e rápido”. “A fim de satisfazer ainda mais as necessidades dos nossos clientes, implementámos a nossa investigação de reclamações de 60 segundos e, assim, otimizámos significativamente o processo de self-service, disse o CEO.

A japonesa Fukoku Mutual Life Insurance demonstrou, já há alguns anos, que esta abordagem funciona. A seguradora do ramo vida vida utiliza o sistema Watson da companhia americana IBM desde janeiro de 2017. O programa analisa as diferentes informações relevantes para a avaliação das transferências. Isto inclui relatórios médicos, detalhes sobre operações ou o tempo de internamento hospitalar. A decisão final sobre as remunerações está, no entanto, nas mãos dos profissionais de seguros.

Na Alemanha, a Zurich introduziu robôs de software em setembro de 2016. Desde então, estes têm sido utilizados no ramo vida e assumem processos normalizados.

Desde meados de 2017, o software de IA tem sido utilizado na avaliação de relatórios médicos. O então Presidente do Conselho de Administração da Zurich, Tom de Swaan, mencionou cerca de 40 mil horas de trabalho poupadas através da aceleração. Por exemplo, o tempo médio de processamento de uma reclamação foi reduzido de uma hora para cinco segundos.

No futuro, os robôs de software também serão utilizados para combater fraudes. “Os sistemas aprendem rapidamente e podem reconhecer padrões conhecidos de casos passados“, explicou Christopher Iwanowski, Chefe de Desenvolvimento de Reclamações da Allianz Versicherungs AG, numa entrevista ao jornal Frankfurter Allgemeine, em janeiro. Uma vez que o software seja alimentado com dados suficientes, resolverá, mais tarde, casos mais complexos e será utilizado em seguros de responsabilidade civil.

 

 

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz impulsiona reclamações digitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião