Fidelidade na Web Summit: “Estamos positivamente supreendidos”

  • ECO Seguros
  • 3 Novembro 2022

Tomás Sérvulo, Head of Transformation of Motor & Mobility da Fidelidade, declarou que a companhia está supreendida pela positiva devido à afluência e potencial do maior evento de tecnologia.

Com cerca de 2 mil meios de comunicação registados, 160 países representados e mais de mil oradores, a Web Summit, a mobilizar o Parque das Nações até 4 de novembro, é um evento em grande escala. Mas nos pavilhões da FIL encontramos, entre empresas de tecnologia, investidores e startups, uma seguradora portuguesa, a Fidelidade. Tomás Sérvulo, Head of Transformation of Motor & Mobility da Fidelidade, disse a ECOseguros que estão “positivamente surpreendidos” pela experiência.

Tomás Sérvulo, Head of Transformation of Motor & Mobility da Fidelidade: “É muito mais fácil construir uma aplicação que em três passos chega a um objetivo, do que construir toda a mecânica que está por detrás dessa aplicação, que mesmo feia, consegue automatizar os processos, os sinistros e toda a parte que não está tão exposta”.

O profissional demonstra-se muito satisfeito em relação aos primeiros dois dias. “Estamos a ter muita afluência, e ter um espaço físico ajuda muito, porque os nossos contactos com as startups, virtuais, ficam facilitados. Para aqueles se encontram connosco aqui, é um ponto fixo”, disse. E partilhou: “Cria também buzz. Especialmente, em relação a pessoas que nós não tínhamos abordado antes, muitas passam e vêm cá ter”.

A participação da seguradora na Web Summit está assente na “visão estratégica da empresa, que define o empreendedorismo como uma fonte de inovação essencial na construção das sociedades do futuro”, disse a Fidelidade, previamente, em comunicado. Quando anunciou a participação, a companhia comprometeu-se a promover o networking entre startups, parceiros e investidores durante o evento de tecnologia.

Para isso, a Fidelidade lançou a Pitch Competition. As startups são convidadas a participar na competição, apresentando as suas ideias inovadoras nas áreas de insurtech e de healthtech. Tomás Sérvulo assegurou que “é outra coisa que está a correr bem“. E analisou: “faz com que as startups, quer queiram trabalhar diretamente connosco, quer não, tenham interesse em ganhar esse pitch e, portanto, as próprias também vêm cá proativamente, ainda que por interesses secundários, o que nos está a dar uma exposição com a qual estamos contentes“.

Mas as insurtechs portuguesas estão preparadas para as novas tecnologias, em comparação com as companhias internacionais? O Head of Transformation vê pontos positivos e outros que podem ser melhorados. “Estamos a trabalhar muito bem, estamos com os melhores e temos os exemplos do programa Vitality, do Drive e etc., que nos põe a par com o que de melhor se faz na área”. Mas há espaço para melhorias: “Noutros, estamos ainda atrás, e acho que algumas das coisas que são mais difíceis de avaliar, mas potencialmente mais importantes, consistem no que não se vê”. O profissional da Fidelidade conclui que “é muito mais fácil construir uma aplicação, que em três passos chega a um objetivo, do que toda a mecânica que está por detrás dessa aplicação, que mesmo que seja feia, consegue automatizar os processos, os sinistros, e as dimensões que não estão tão expostas”.

Sobre o futuro e a relação entre tecnologia e seguros, Tomás Sérvulo acredita que vai haver um “caminho de parceria e de combinação“. “Não acho que nem uns, nem outros, vão dominar, necessariamente, o espaço. A maior parte das insurtechs que temos conhecido não vêm substituir as seguradoras, vêm complementar e melhorar as formas como fazemos determinados passos da cadeia”. O profissional assegura: “Ainda não vi, em Portugal pelo menos, nenhuma seguradora nova que venha substituir o papel das anteriores, e isso não acho que seja fácil, até mesmo pela complexidade do setor”. Tomás Sérvulo concluiu: “há partes do nosso negócio que serão atacadas, necessariamente, porque irão ser substituídas, mas penso que a alteração da seguradora como um todo é muito mais difícil“.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fidelidade na Web Summit: “Estamos positivamente supreendidos”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião