Hannover Re aumenta rendimento líquido apesar de perdas

  • ECO Seguros
  • 3 Novembro 2022

Hannover Re continua confiante em alcançar os seus objectivos para 2022, apesar das consideráveis perdas registadas este ano.

A resseguradora alemã Hannover Re reportou um crescimento do rendimento líquido do grupo de 1,7% a 871 milhões de euros para os primeiros nove meses de 2022, apesar das perdas líquidas da empresa terem ficado acima do orçamento para o período, em 1,484 mil milhões de euros.

Além de um ligeiro crescimento do rendimento líquido, o lucro operacional dos nove meses de 2022 da Hannover Re aumentou 3,7%, numa base anual, para 1,3 mil milhões de euros, enquanto o rendimento dos capitais próprios permaneceu acima do objetivo mínimo de 11,5%.

Em todo o grupo, o prémio bruto escrito (PAG) subiu 21% para 26,3 mil milhões de euros em comparação com 21,6 mil milhões de euros no ano anterior, uma vez que os prémios líquidos obtidos aumentaram 22% para 21,6 mil milhões de euros, contra 17,6 mil milhões de euros no período do ano anterior.

Durante o período de nove meses de 2022, a divisão de resseguros de bens e acidentes (P&C) da resseguradora experimentou despesas de grandes perdas acima da média como resultado de numerosos eventos de catástrofes naturais.

No total, a empresa registou custos líquidos de grandes perdas de 1,484 mil milhões de euros nos nove meses de 2022, o que é superior ao total de 1,07 mil milhões de euros do ano passado, e também superior ao nível esperado de 1,079 mil milhões de euros orçamentados para o período.

O segmento de resseguro de P&C também viu o seu lucro operacional cair 16,4% para 887 milhões de euros, enquanto o lucro líquido diminuiu 26% para 545 milhões de euros.

No ramo de resseguro Vida e Saúde (L&H), a Hannover Re observa que as perdas relacionadas com a pandemia caíram acentuadamente, totalizando 227,8 milhões de euros nos nove meses de 2022, em comparação com 404 milhões de euros no período do ano anterior.

O PAG de resseguro L&H aumentou em 6,6% para 6,8 mil milhões de euros, à medida que o prémio líquido ganho saltou 8,4% para 6 mil milhões de euros.

Jean-Jacques Henchoz, Director Executivo (CEO) da Hannover Re, comentou: “Mesmo antes da extensa devastação causada pelo Furacão ‘Ian’, 2022 foi um ano de grandes perdas acima da média. Além disso, as elevadas taxas de inflação estão a contribuir para os custos de reconstrução. No entanto, a nossa orientação em termos de rendimentos ao longo de todo o ano continua a ser exequível. Entre outras coisas, isto é possível graças a contribuições saudáveis dos lucros dos investimentos, bem como ao resseguro de vida e saúde, e mostra como é importante a interacção da diversificação e da gestão de riscos”.

O Director Financeiro (CFO), Clemens Jungsthöfel, afirmou: “O estável desempenho dos lucros num ambiente moldado por consideráveis perdas naturais resultantes de catástrofes, bem como o nosso contínuo e robusto rácio de adequação de capital, sublinham a capacidade de absorção de riscos da Hannover Re. Isto estabelece as bases para o posicionamento como uma resseguradora particularmente fiável e financeiramente sólida para os nossos clientes e acionistas”.

Hannover Re continua confiante em alcançar os seus objetivos para 2022, apesar das consideráveis perdas consideráveis registadas este ano.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hannover Re aumenta rendimento líquido apesar de perdas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião