Jerónimo de Sousa deixa liderança do PCP. Paulo Raimundo vai ser o próximo secretário-geral

  • ECO
  • 5 Novembro 2022

Paulo Raimundo vai suceder a Jerónimo de Sousa no cargo de secretário-geral do PCP. Comité Central do PCP reúne no dia 12 de novembro.

Jerónimo de Sousa vai deixar a liderança do PCP, fechando assim um ciclo de 18 anos como secretário-geral do partido. O histórico dirigente vai ser substituído por Paulo Raimundo, que está há mais de 20 anos nos órgãos dirigentes do partido. Jerónimo de Sousa deixará a liderança do PCP depois de uma derrota eleitoral nas legislativas que levou o partido, em coligação com Os Verdes, de 12 para 6 deputados e a saída de deputados de referência como João Oliveira.

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, no prosseguimento de uma avaliação própria, refletindo sobre a sua situação de saúde e as exigências correspondentes às responsabilidades que assume, colocou a questão da sua substituição nas funções que desempenha, mantendo-se como membro do Comité Central do PCP”, justifica o partido comunista, em comunicado.

O novo secretário-geral será eleito no dia 12 de novembro. “No seguimento da questão colocada, que se compreende face à situação concreta, e concluída a devida auscultação, o Comité Central do PCP terá uma reunião no próximo sábado, 12 de novembro, após o primeiro dia dos trabalhos da Conferência Nacional ‘Tomar a iniciativa, reforçar o Partido, responder às novas exigências’, em que será feita a proposta da eleição de Paulo Raimundo para Secretário-Geral do PCP“, acrescenta o comunicado.

Jerónimo de Sousa sai num momento particularmente difícil para o PCP. O apoio implícito à Rússia na guerra promovida contra a Ucrânia deixou o partido isolado. E os resultados eleitorais foram de degradação crescente. Na noite eleitoral das eleições legislativas de janeiro deste ano, depois de uma derrota política pesada, Jerónimo de Sousa admitiu o momento difícil do partido. “Quanto a resultados bons ou maus, é claro que é uma perda. Não estamos propriamente felizes, embora estejamos conscientes da dureza com que travámos esta batalha”. Agora, será Paulo Raimundo o líder do partido nos próximos atos eleitorais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo de Sousa deixa liderança do PCP. Paulo Raimundo vai ser o próximo secretário-geral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião