Oliver Bäte, CEO Allianz: “As leis da física aplicam-se novamente”

  • ECO Seguros
  • 6 Novembro 2022

O CEO falou sobre as perspectivas dos mercados obrigacionistas, a importância da liquidez para os investidores e a necessidade da Alemanha de reinventar o seu modelo de negócio.

O CEO da Alianz, Oliver Bäte falou com o canal americano Bloomberg sobre as perspetivas dos mercados obrigacionistas, a importância da liquidez para os investidores, e a necessidade da Alemanha reinventar o seu modelo de negócio.

“Esta é uma saída de 15 anos de facilidade quantitativa” disse Oliver Baete, CEO Allianz.

Segundo o líder, a Allianz está satisfeita com a parceria com um dos maiores clubes de futebol do mundo, Bayern de Munique, do qual beneficia como patrocinador. O investimento na Pimco, uma empresa americana de gestão de investimentos centrada na gestão ativa de rendimentos fixos, foi uma boa ideia. O CEO tinha dúvidas, devido ao “modelo de negócio com duração muito longa”. Mas afirmou: “Pensamos que será fantástico para a Pimco e para nós, nos próximos anos, quando as taxas de juro estabilizarem porque o capital voltará a fluir para as obrigações”.

Mencionou as taxas de juro. Oliver Bäte pensa que o fator é positivo, dado que, na sua opinião, “esta é uma saída de 15 anos de facilidade quantitativa. Não há preço para o risco, nada. Sem disciplina fiscal, sem disciplina monetária. E, de repente, está de volta. As pessoas têm de se habituar ao facto de que as leis da física se aplicam novamente, mesmo aos governos”, disse.

O especialista continuou: “a situação crítica com os fundos de pensões britânicos é conhecida há anos e nada aconteceu nos mercados. Agora há pânico em relação à inflação. As pessoas começaram a reavaliar fundamentalmente os ativos e não apenas os títulos. A propósito, ainda nem sequer estamos no meio de uma reavaliação de ativos. Acabámos de assistir a uma revalorização de capital, o resto virá agora”. Bäte pede para que se olhe para os modelos teóricos sobre inflação e que se pergunte como é que a inflação ficou tão adormecida, em primeiro lugar.

Relativamente à crise energética na Europa, o CEO está otimista: “a Europa sobreviverá ao inverno e a Alemanha reinventará o seu modelo de negócio. As matérias-primas baratas provenientes da Rússia e as exportações bem-sucedidas para a China e os EUA foram-se”, disse o líder.

Mas o CEO da Allianz encontra-se, atualmente, na imprensa alemã, no centro de uma controvérsia. De acordo com a publicação VM, especializada em seguros, em setembro, o CEO apontou o Ministro da Economia Robert Habeck e a Ministra da Defesa Christine Lambrecht como incompetentes. Agora, o Wirtschaftswoche publicou um vídeo partilhado pela Allianz brasileira, e anteriormente acessível ao público (e desde então removido), de um evento interno em maio de 2022, no qual Bäte insulta a Alliance IT e acusa as autoridades dos EUA de comportamento injusto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oliver Bäte, CEO Allianz: “As leis da física aplicam-se novamente”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião